Tema é prioridade dos prefeitos, que pretendem instalar sistema de monitoramento inteligente
Os prefeitos das 19 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) discutiram nesta terça-feira (20/08), as ações do Gamesp (Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública da Região Metropolitana de Campinas), durante o encontro do Conselho de Desenvolvimento da RMC, desta vez realizado em Valinhos.
O objetivo do CD-RMC é adquirir equipamentos de sistema de inteligência e monitoramento, por meio do Fundocamp (Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas). De acordo com o presidente do CD-RMC, Milton Serafim, a implantação do sistema é prioridade dos prefeitos, por isso, é fundamental que as cidades adquiram um software que converse entre as cidades. Algumas cidades já possuem o sistema e apresentam ótimos resultados. Engenheiro Coelho passará nas próximas semanas pela quinta aferição do equipamento“ explicou Serafim.
A vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, representou o prefeito no encontro . “Desde janeiro, o prefeito Antonio Meira tem defendido a união de forças para promover políticas de segurança com foco na redução da criminalidade em Hortolândia. Estamos integrados no Gamesp e aguardando a liberação de um convênio Agência Metropolitana de Campinas para a instalação de 11 equipamentos na cidade. Nestes encontros estamos traçando diagnósticos e soluções em médio e longo prazo”, ressaltou Renata.
Tecnologia
Hortolândia conta com o sistema INFOSEG (Informações de Segurança) . O acesso ao banco de dados do Ministério da Justiça facilita o trabalho da Guarda Municipal na pesquisa de inquéritos, processos, de veículos, de condutores, de armas de fogo e de mandados de prisão. Quando ocorre suspeita, as consultas são realizadas por meio de controle operacional, instalado na sede da Guarda Municipal. A informação é disponibilizada em tempo real. O convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Justiça vai até 2018.
O INFOSEG é uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, por meio da tecnologia de informação e comunicação. A rede integra um conjunto de bases de dados distribuídas pelos estados da Federação e por órgãos do governo federal.
“Este é o primeiro sistema inteligente que estamos instalando para segurança pública. Vamos trabalhar em parceria, com as cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O nosso objetivo é coibir os crimes”, comemora o secretário de Segurança, Marcelo Borges.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98