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Hortolândia dá os primeiros passos para se tornar cidade inteligente

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Conhecer estratégias de desenvolvimento para Hortolândia se tornar uma Smart City (Cidade Inteligente) é o objetivo da visita do prefeito Angelo Perugini à Alemanha, onde ele está nesta semana, à convite do Projeto ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável no Brasil), promovido pelo Governo Federal, por meio do MCDI (Ministério das Cidades), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Agência Alemã de Cooperação Técnica Internacional, a GIZ GmbH (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).

Hortolândia é um dos cinco municípios brasileiros que foram selecionados para firmar a parceria internacional na área de desenvolvimento sustentável por meio deste projeto. A parceria internacional vem ao encontro das ações do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), que tem como objetivo promover o desenvolvimento urbano, social, econômico, ambiental e humano de Hortolândia, de modo sustentável, preparando a cidade para o crescimento urbano dos próximos 30 anos.

Nesta segunda-feira (16/09), Perugini participou do primeiro encontro com a equipe de gestão da prefeitura de Munique. “Estamos trocando ideias e informações com a equipe técnica da Prefeitura de Munique e vamos visitar alguns lugares para conhecer de perto o projeto que eles estão apresentando. Vamos conhecer inloco as experiências que estão fazendo aqui, em um bairro de 25 mil habitantes. Munique é uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes. Nosso objetivo é conhecer como eles transformam cidades com uma população tão grande como essa em cidades inteligentes, em cidades que tem qualidade de vida. Estou ansioso para conhecer tudo isso de perto e, se Deus quiser, implantar está tecnologia em Hortolândia”, destacou Perugini.

De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, a parceria para cooperação técnica internacional pelo Projeto Andus proporcionará transferência tecnológica, capacitação de servidores e ferramentas para a implementação do Plano Diretor, de modo a tornar Hortolândia cidade modelo de sustentabilidade. A cooperação se dará por um período de um ano.

Em março, quando o projeto foi lançado em Hortolândia, o diretor do projeto, Günther Wehenpohl, disse que a ideia é conhecer projetos que a Prefeitura de Hortolândia pretende implantar na cidade e auxiliar com orientações práticas de como concretizar estes planos, dentro de metas ambientais e sustentáveis. O diretor do ANDUS enfatizou que a escolha de Hortolândia, entre todas as cidades da região Sudeste, se deu por ser um município médio em desenvolvimento em uma região metropolitana, no caso, a RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Preferimos cidades que tem potencial de desenvolver projetos que sirvam para mais municípios, em vários setores: mobilidade urbana, obras, meio ambiente, por exemplo. Vamos discutir qual o papel destas cidades na região metropolitana onde estão inseridos e, a partir desta análise, viabilizar como estas experiências podem ser expandidas para os demais municípios brasileiros”, comentou Wehenpohl, na época. Além de Hortolândia, os demais municípios contemplados na parceria são: Fortaleza e Euzébio, no Ceará; Anápolis, em Goiás; e Tomé Açú, no Pará.

TECNOLOGIA AMPLIARÁ SEGURANÇA

Por meio do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), Hortolândia já iniciou uma série de investimentos para tornar a cidade inteligente, do ponto de vista tecnológico e de sustentabilidade. Na área da segurança, por exemplo, o município trabalha na instalação do sistema inteligente OCR (Optical Character Recognition – Reconhecimento Óptico de Caracteres) em câmeras de monitoramento nos principais acessos viários da cidade. O sistema permite a leitura das placas de veículos, integrando as forças de segurança para diminuir o índice de criminalidade. Além disso, em breve os radares terão o sistema Detecta, câmeras que facilitam a localização de carros furtados ou roubados. Ao ligar para o número 190, da Polícia Militar, o cidadão terá sua queixa registrada e em questões de segundos o sistema será acionado para a viatura que estiver mais perto da ocorrência realizar a abordagem.

O município também finaliza uma PPP (Parceria Público Privada) para implantação do monitoramente inteligente, ou telegestão, do parque de iluminação pública. Os 22 mil pontos de iluminação da cidade terão capacidade de fornecer o controle de cada uma das luminárias por meio de um transmissor de dados. Na prática, será possível, por exemplo, reduzir o nível de luminosidade nos horários em que há menos fluxo de pessoas nas avenidas e parques, colaborando para a economia de energia, além de monitorar falhas, como lâmpadas queimadas, o que garantirá manutenção mais rápida.

A Prefeitura inicia, nas próximas semanas, a obra de ampliação de 70 km de fibra ótica, o que possibilitará atendimento tecnológico de 80 prédios municipais, como unidades de saúde e escolas, que terão o mesmo sistema de internet e telefonia, o que agilizará a prestação de serviços à população, com economia aos cofres públicos. Hoje, a cidade conta com 10 km de fibra ótica, que atendem três prédios.

Outra ação já em andamento é a implantação do sistema Sequoia (nome da maior árvore do mundo), procedimento que transformará todos os processos do município – até então impressos em papel – em processos digitais. Atualmente, 20% dos processos já estão em novo formato, o que garantiu a economia de 194 mil páginas impressa. A meta é que, até 2020, todos os processos antigos tenham sido transferidos para a plataforma digital. A implantação do Sequoia garante mais agilidade e segurança no andamento das questões administrativas, além de poupar árvores com a economia de papel.

PIC

Lançado em 2017, PIC  tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano da cidade. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas, que farão Hortolândia crescer com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal.

Um dos principais parceiros do município é o banco venezuelano CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), instituição com a qual o município firmou contrato equivalente a R$ 170 milhões, que serão investidos em obras de infraestrutura urbana e recuperação ambiental, que também colaboram para transformar Hortolândia em cidade sustentável. Estão previstos cinco novos parques lineares, que vão criar um corredor ecológico na cidade, com a recuperação de nascentes e matas ciliares e novos espaços de lazer. O Corredor Ecológico terá ciclovia e pista de caminhada contínuas, de cerca de 10 km, unindo todas as regiões da cidade. O programa prevê, também, abertura de novas avenidas, construção de pontes e viadutos para garantir mais inteligência ao sistema viário.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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Jd. São Jorge recebe mais uma etapa do mutirão de sinalização de solo da Prefeitura de Hortolândia

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Serviço é realizado semanalmente para contribuir com a segurança viária da cidade

O mutirão de serviços da Prefeitura de Hortolândia para contribuir com a segurança viária chegou ao Jardim São Jorge. Nesta terça-feira (25/01), as ruas Acre, Amapá e Rio Grande do Sul receberam o reforço na pintura de faixas duplas amarelas, além de alertas como “PARE” e “DEVAGAR”. Sobre as faixas amarelas, as equipes da Administração Municipal também implantaram tachões, as populares “tartarugas”. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as peças evitam ultrapassagens em alta velocidade e perigosas, que possam colocar em risco a vida das pessoas.

O mutirão de reforço e implantação de sinalização de solo acontece, semanalmente, em diversas regiões da cidade com o objetivo de melhorar a segurança viária, facilitando a visualização de motoristas e pedestres. O trabalho continua nos próximos dias, tanto em ruas com grande movimento.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

 

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Estacionamento lateral em trecho da R. Luiz Camilo de Camargo está proibido para inicio das obras de Pq. Linear

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Área de lazer será implantada pela Prefeitura de Hortolândia próximo ao Supermercado Assaí

Nesta quarta-feira (26/01), a Prefeitura de Hortolândia inicia mais uma etapa de obras do “Superviário” na região Central da cidade. Para a construção do Parque Linear que margeará a linha férrea, as equipes da Administração Municipal realizarão pequenas adaptações no trânsito no trecho da rua Luiz Camilo de Camargo nos cruzamentos com as ruas Eliza Laurinda da Silva e Júlio Silva Batista. 

“Para que a obra no local seja concluída mais rapidamente, neste trecho, a partir do início das intervenções, não será permitido o estacionamento de veículos no lado esquerdo da via. A ação é necessária para garantir a fluidez do tráfego da rua Luiz Camilo de Camargo enquanto as máquinas trabalham. A medida será temporária e, com o avanço dos serviços, futuramente, o estacionamento no lado esquerdo voltará a ser permitido”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, para o início da construção do parque linear, serão realizados serviços para a drenagem na rede de águas pluviais, além de ações no pavimento para a construção de ciclovia e calçada. “Pedimos também a colaboração para que os motoristas circulem devagar na via. Pedestres também devem ter cautela durante os trabalhos no local”, completa Vaconcellos.

PARQUE LINEAR

A área ambiental terá destaque no “Superviário”, com a criação deste parque linear na região central. O parque margeará a rua Luiz Camilo de Camargo, do lado direito de quem segue sentido Centro, paralelo à linha férrea, desde o Remanso Campineiro, até o Parque dos Pinheiros, no cruzamento com a avenida da Emancipação. O parque linear prossegue no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo, mantendo o padrão das áreas de lazer do município: iluminação em LED, pista de caminhada e ciclovia, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

De acordo com a Secretaria de Obras, quase metade dos trabalhos foram concluídos no “Superviário”. O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

 

 

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Rua do Centro de Hortolândia terá interdição parcial nesta quarta-feira (26/01)

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Prefeitura de Hortolândia fará poda de árvores na região

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o trecho de cruzamento com a rua Benedicta Pires de Assis estará interditado para a poda de árvores. O local estará sinalizado com placas indicativas que indicarão a necessidade do uso de desvios para acessar tanto o sentido Centro quanto o sentido bairro (ver abaixo).

Motoristas que transitarem pela região Central de Hortolândia nesta quarta-feira (26/01), das 8h às 17h, devem redobrar a atenção na rua Zacarias Costa Camargo.

“O serviço de poda das árvores é necessário na região, inclusive para garantir a segurança viária de pedestres e motoristas que circulam por ali. A área é bem movimentada, portanto, pedimos a colaboração de todos para circular dentro do limite de velocidade permitido, respeitar o bloqueio e acessar os desvios que serão feitos no local para seguir a viagem. O trecho interditado é pequeno mas motoristas e usuários do transporte públicos devem ficar atentos. O serviço será finalizado no mesmo dia”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

DESVIOS

O motorista que vem do sentido bairro para acessar a região Central, deve virar na rua José Camargo, seguir até a rua Maria Bernardes, fazer o contorno paralelo ao Centro de Formação Paulo Freire, entrar em um pequeno trecho da rua Antônio Bernardes, também paralela ao centro educacional, acessar a rua Francisco Castilho e, assim, voltar ao trecho liberado para circulação na rua Zacarias Costa Camargo e chegar ao Centro da cidade.

Já quem está no Centro e quer seguir no sentido bairro, acessará a rua Euclides Pires de Assis, entrará pela rua Antônio Bernardes, acessará a rua José Camargo voltando ao trecho permitido para circulação na rua Zacarias Costa Camargo e, assim, seguirá a viagem no sentido bairro.

Linhas de ônibus municipais e intermunicipais que passam pelo trecho interditado, farão o desvio para seguir até o Centro de Hortolândia na rua José Cláudio Alves dos Santos, entrando na rua Maria Bernardes, fazendo o contorno próximo ao Centro de Formação Paulo Freire, chegando até a rua José Camilo de Camargo para acessar a região Central.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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