Com a chegada do período mais chuvoso, a Prefeitura de Hortolândia reforçou as ações de manutenção do sistema de drenagem e de combate ao descarte irregular de dejetos nas redes de águas pluviais. A iniciativa visa prevenir entupimentos, erosões, enchentes e proteger o meio ambiente.
Nesta semana, a limpeza de bueiros foi concluída nos bairros Jardim Amanda, Jardim do Bosque, Jardim São Sebastião e Vila Guedes. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, a equipe limpa mais de 500 bueiros por mês, uma média de 25 por dia, removendo cerca de 2.000 kg de resíduos em cada ação.
Desobstrução de Redes e Fiscalização:
O serviço de desobstrução das redes de águas pluviais também foi intensificado nos bairros Jardim Campos Verdes, Jardim Adelaide, Jardim São Bento, Remanso Campineiro e Jardim Nova Hortolândia. A fiscalização contra o descarte irregular de dejetos domésticos (como óleo e esgoto) nas bocas de lobo segue um cronograma diário em áreas críticas.
Multa por Crime Ambiental:
A Prefeitura alerta que o descarte irregular é um crime ambiental e resulta em multa de 3.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia), equivalente a aproximadamente R$ 14.278,50 (cada UFMH vale R$ 4,7595). Os dejetos despejados irregularmente contaminam rios, lagos e mananciais, causando graves prejuízos ao ecossistema.
A população é orientada a descartar o lixo corretamente e a regularizar suas ligações de esgoto para contribuir com a saúde pública e a eficiência do sistema de drenagem da cidade.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98











