A hortolandense Caroline F. Jango escreveu um livro “Aqui tem racismo”, concebido a partir de uma pesquisa de mestrado em educação, desenvolvida em 2012 na Universidade Estadual de Campinas, este trabalho objetiva ampliar a discussão do racismo na educação levando em conta o olhar da criança sobre essa construção.
Trata-se de um livro que visa aproximar o leitor das representações sociais que a criança negra constrói acerca da escola e de si em função do seu pertencimento racial. o trabalho pretendeu dar voz às crianças negras para entender como o racismo, ao qual elas são submetidas cotidianamente, afeta a construção da identidade delas e o modo pelo qual a mesma vivência a instituição de ensino que muitas vezes é conivente com as práticas racistas.
O livro é destinado não só aos profissionais da educação que têm o grande dever de construir uma escola sem racismo, mas também aos pais e à comunidade em geral, que ainda não compreendem ou que querem entender melhor como as práticas discriminatórias operam no cotidiano escolar da criança, hierarquizando as relações sociais e afetando duramente a autoimagem da criança negra e não favorecendo um ambiente de valorização das diferenças.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98