Connect with us

Nossa Cidade

Há vagas disponíveis para Casamento Comunitário em Hortolândia

Publicado

em

Casais de baixa renda interessados em formalizar a união, gratuitamente, devem procurar o Funsol até o dia 30 deste mês

Casais de Hortolândia interessados em oficializar gratuitamente união podem se inscrever até o dia 30 deste mês para o Casamento Comunitário. As inscrições para casais de baixa renda devem ser realizadas no Funsol (Fundo Social de Solidariedade), localizado na rua Benedito Francisco de Farias, 445, no Remanso Campineiro. O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Nesta edição, o Casamento Comunitário atenderá 40 casais. A ação, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Cartório de Registro Civil, permite aos casais de baixa renda formalizar o matrimônio, gratuitamente, sem pagar as taxas de cartório, que variam de R$ 300,00 a R$ 600,00.

Para fazer a inscrição, é necessário apresentar certidão de nascimento, RG (não plastificado), comprovante de endereço e renda. No caso dos divorciados, é necessário também que a certidão esteja averbada em cartório. Os viúvos devem levar as certidões de casamento e óbito e a negativa do inventário.

A cerimônia acontecerá no dia 31 de maio, às 9h30, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Janilde Flores Gaby do Valle, localizada na rua Edna Aparecida pampa Fonseca, 115, na Vila Real.

Nossa Cidade

Em breve, Corredor Metropolitano receberá novos radares controladores de velocidade

Publicado

em

Ação da Prefeitura de Hortolândia tem o objetivo de salvar vidas no trânsito 

As ações para aumentar a segurança viária seguem intensificadas pela Prefeitura de Hortolândia em todas as regiões. O Corredor Metropolitano é uma das áreas que recebe atenção das equipes da Administração Municipal com o objetivo de evitar que veículos circulem pelo local acima da velocidade permitida, além da ultrapassagem em semáforos com o sinal vermelho. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, para evitar estas infrações, serão instalados dois radares controladores de velocidade na avenida Antonio da Costa Santos, que corta os bairros Jardim Novo Ângulo, Jardim Nova América e Parque Perón.

“Um destes dispositivos, próximo da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Novo Ângulo será para controlar a velocidade. Já o outro aparelho, que será instalado no cruzamento da via com a rua Viçosa, além da velocidade, fiscalizará o avanço sobre o semáforo vermelho e a parada de veículos sobre a faixa de pedestres, atrapalhando o fluxo das pessoas. Com estas ações, queremos a colaboração dos motoristas para respeitar as leis de trânsito evitando acidentes e salvando vidas”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Os dispositivos começam a ser instalados nos próximos dias e, antes de serem ligados, eles passam por aferições para comprovar o  correto funcionamento dos radares. Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão desde a implantação dos radares controladores de velocidade, principal ação para diminuir acidentes, até atividades educativas com motoristas e pedestres, além do reforço na sinalização. A cidade também recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.

MAIS SEGURANÇA

Hortolândia segue diminuindo os índices de acidentes de trânsito com vítimas fatais nas ruas e avenidas da cidade. Dados divulgados mensalmente pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) apontam que as ações realizadas pela Prefeitura têm aumentado a segurança viária no município. De acordo com o órgão estadual, de janeiro a novembro de 2021, foram 16 vítimas de acidentes de trânsito na cidade, uma vítima a menos que no mesmo período de 2020. Este é um dos números mais baixos já registrados desde 2015, quando o Infosiga passou a divulgar os dados de acidentes de trânsito com morte. No mesmo período daquele ano, Hortolândia registrou 22 vítimas fatais no trânsito.

Segundo o Infosiga, de janeiro a novembro de 2016, 23 pessoas perderam a vida no trânsito da cidade; em 2017 foram 24; em 2018, o triste recorde de 26 mortes no trânsito; já em 2019, ano em que as ações de segurança viária foram intensificadas no município com a implantação dos radares controladores de velocidade, desativados desde 2013, a cidade registrou 14 óbitos em acidentes viários – o menor número.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Construção de parque linear da região Central foi iniciada pela Prefeitura nesta quarta-feira (26/01)

Publicado

em

Área de lazer fará parte do “Superviário” de Hortolândia  

A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (26/01), as obras de construção do novo  parque linear na região central, área de lazer que margeará a rua Luiz Camilo de Camargo, paralelo à linha férrea. A obra faz parte do “Superviário”, maior complexo viário da cidade, em implantação pela Administração Municipal. No local, máquinas realizam a abertura do pavimento da via para a instalação das tubulações de drenagem da rede de águas pluviais. De acordo com a Secretaria de Obras, esta ação compreende a primeira etapa de construção do parque. O próximo passo é a realização de serviços para fazer a ciclovia e novas calçadas na área.

O parque estará será localizado  do lado direito  da rua Luiz Camilo de Camargo para quem segue sentido Centro. Nesta etapa do trabalho, as intervenções acontecem desde o Parque dos Pinheiros, próximo da Delegacia de Polícia, onde também acontece a abertura do terreno para iniciar a construção da base da ponte que  fará a ligação para a rua Pacaembu (Jd. Carmem Cristina) até o Supermercado Assaí. A construção do  parque linear prosseguirá no trecho do Jardim Carmen Cristina até a duplicação da avenida Sabina Baptista de Camargo. A obra manterá o padrão das áreas de lazer do município,  que têm além da ciclovia, iluminação em LED, pista de caminhada, espaço para implementação de academia ao ar livre e espaços de convívio em todo o trecho.

“Para que a obra no local seja concluída mais rapidamente, não está permitido o estacionamento de veículos no lado esquerdo da rua Luiz Camilo de Camargo para garantir a fluidez do tráfego na região. A proibição temporária acontece entre os cruzamentos com as ruas Eliza Laurinda da Silva e Júlio Silva Batista”, explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos. 

SUPERVIÁRIO

O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. As intervenções são realizadas com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contratado pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade.

Paralelo as intervenções na rua Luiz Camilo de Camargo para a construção do parque linear, as obras também avançam em outros trechos do “Superviário” e, segundo a Secretaria de Obras, aproximadamente 50% do trabalho já foi concluído. A colocação da base para a pavimentação da futura via continua em andamento no trecho próximo ao Assaí Atacadista, do outro lado da linha férrea. Trabalho que também é realizado em parte do caminho sob a Ponte da Esperança (estaiada), onde, inclusive, o asfalto já foi aplicado em mais da metade do trecho. 

O maior complexo viário da cidade terá 5 km de extensão desde a Vila Real até a avenida Panaíno. Haverá, ainda, a duplicação do trecho da avenida Sabina Baptista de Camargo, desde a rua Nossa Senhora do Carmo (Jardim Minda) até o cruzamento com a avenida Carlos Roberto Prataviera (que dá acesso ao cemitério), na rotatória atrás da empresa Magneti Marelli e ao lado do Parque Socioambiental Remanso das Águas. Uma ponte será construída neste trecho, sobre o córrego que corta a via, elevando a altura da pista e evitando inundações em dias de chuva forte.

A área lateral ao reservatório de contenção de enchentes que fica embaixo da Ponte Estaiada ponte será transformada em um novo espaço de convivência para desfrute da população, com equipamentos públicos de lazer e duas travessias para pedestres sobre afluentes do Ribeirão Jacuba. Haverá pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, playground, espaços de convívio com lixeiras e bancos, além de estacionamento. Ao lado desta nova área de lazer, a nova avenida prosseguirá até a avenida Panaíno, atrás do Condomínio Green Park. A obra contempla, ainda, a ligação do viário que será construído até a avenida Panaíno, com sobreposição da linha férrea.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura solicita para que população evite faltar às consultas e aos exames agendados na rede municipal de saúde

Publicado

em

Caso não seja possível o comparecimento, o paciente deve informe previamente a unidade onde foi agendada a consulta ou o exame

Diante do aumento de atendimentos nas últimas semanas, a Prefeitura de Hortolândia solicita à população para que evite faltar às consultas e aos exames agendados na rede municipal de saúde

Caso não seja possível o paciente comparecer na data marcada, a Secretaria de Saúde orienta para que ele avise previamente a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou o centro de especialidade onde foi agendado o atendimento. 

A diretora de atenção especializada da Secretaria de Saúde, Fátima Gomes, reforça para que a população tenha uma atitude responsável. “É importante que os pacientes se conscientizem sobre a importância de comparecer ao atendimento agendado. Caso ele esteja com alguma situação que o impeça de ir, também é importante que ele avise a unidade. Cada vez que uma falta é previamente comunicada, possibilita que outra pessoa seja atendida”, ressalta Fátima. De acordo com a Secretaria de Saúde, a média de faltas por mês na rede municipal de saúde é em torno de 20 a 30%.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Nossa Cidade13 minutos atras

Em breve, Corredor Metropolitano receberá novos radares controladores de velocidade

Ação da Prefeitura de Hortolândia tem o objetivo de salvar vidas no trânsito  As ações para aumentar a segurança viária...

Nossa Cidade1 hora atras

Construção de parque linear da região Central foi iniciada pela Prefeitura nesta quarta-feira (26/01)

Área de lazer fará parte do “Superviário” de Hortolândia   A Prefeitura de Hortolândia iniciou, nesta quarta-feira (26/01), as obras de...

Nossa Cidade2 horas atras

Prefeitura solicita para que população evite faltar às consultas e aos exames agendados na rede municipal de saúde

Caso não seja possível o comparecimento, o paciente deve informe previamente a unidade onde foi agendada a consulta ou o...

cnh cnh
São Paulo4 horas atras

Poupatempo realiza neste sábado (29) mutirão para renovação de CNH

O Poupatempo promove, neste sábado (29), o último mutirão do mês para renovação de CNH. Serão destinadas cerca de 10 mil...

prefeitura-de-campinas prefeitura-de-campinas
Nossa Região4 horas atras

Vice-prefeito de Campinas testa positivo para covid-19

O vice-prefeito de Campinas e secretário municipal de Relações Institucionais, Wanderley de Almeida, testou positivo para a covid-19 nesta quarta-feira...

Nossa Cidade5 horas atras

Rede municipal de saúde de Hortolândia atende pessoas com problemas psicológicos provocados pela pandemia

População pode buscar atendimento nas UBSs e nos três CAPSs do município A pandemia continua a impactar a saúde mental...

Populares