Prefeitura trabalha para ampliar a proximidade da GM com a comunidade, por meio do Projeto Guarda Comunitária
A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Segurança, celebrou, nesta sexta-feira (21/09), os 25 anos de história da Guarda Municipal e da primeira turma formada na corporação. O evento aconteceu na sede da Guarda Municipal, localizada na rua Odenir Padovani, 260, Residencial Maria de Lourdes. No ano de sua criação, em julho de 1993, a Guarda Municipal tinha 53 patrulheiros. Atualmente, conta com 150 guardas municipais.
Nessas duas décadas e meia de história, informa a Secretaria de Segurança, a Guarda Municipal passou por uma grande transformação: ganhou sede própria, desenvolveu parcerias e projetos que aproximaram a corporação da comunidade, investiu em tecnologia, implantou a Romu (Ronda Ostensiva da Guarda Municipal), espécie de tropa de elite da GM para atender ocorrências de grande complexidade, aquisição de novas viaturas e armamento.
Um dos projetos realizados pela Guarda Municipal junto à comunidade é o Bem Me Quer Paz se Quer, que orienta crianças matriculadas no 5º ano do Ensino Fundamental sobre os danos e riscos causados pelas drogas e álcool. Agora, se prepara para retomar o Projeto Guarda Comunitária, que começa funcionar em outubro no Jd. Terras de Santo Antonio.
“A Guarda Municipal, atualmente, é uma peça fundamental de apoio a Polícia Militar, para garantir a segurança da população. Trabalhamos para que a Guarda esteja cada dia mais próxima da comunidade, sendo a principal aliada dos moradores na prevenção à criminalidade”, afirma o secretário municipal de Segurança, Luis Leite de Camargo.
As acomodações da corporação também passaram por mudanças. A primeira base da Guarda Municipal, considerada na época como boa, era mantida num sobrado, localizado na Avenida Ana Tereza Cecon Breda. Com o aumento do efetivo, a sede ficou pequena e a corporação foi transferida para um prédio na Avenida Olívio Franceschini, na antiga Siurb, localizado no Parque São Gabriel. O espaço era inadequado e o estacionamento era dividido com os demais servidores. No ano de 2005, o prefeito Angelo Perugini decidiu entregar uma nova sede mais moderna, com mais comodidade e espaço amplo, que funciona na avenida da Emancipação.
A Guarda Municipal tem o objetivo de manter a segurança da cidade, por meio de apoio e patrulhamento, para garantir a tranquilidade e qualidade de vida da população. A corporação foi criada, inicialmente, para zelar o patrimônio público. Após anos de atuação, os patrulheiros começaram a dar suporte na segurança, ao lado da Polícia Militar, nas áreas de prevenção e repressão ao crime no município.
TÚNEL DO TEMPO
De acordo com a chefe de Núcleo de Desenvolvimento, Miriam Ana Ansante Ribas, a Guarda Municipal enfrentou no início muitas dificuldades devido aos altos índices de criminalidade registrada no município. “O início da atuação da Guarda Municipal de Hortolândia se deu num período muito crítico, em que a cidade carecia de infraestrutura e, dentre outras dificuldades, vivenciava alto índice de homicídios, um dos maiores do Estado de São Paulo. Com foco em seus princípios e objetivos e, unida a outras forças policiais, esse índice foi reduzido drasticamente, graças aos esforços de muitas administrações que perceberam a necessidade de investimento na segurança”.
Segundo a chefe de Núcleo do Desenvolvimento, duas ocorrências ficaram marcadas nestes 25 anos de Guarda Municipal. “Em 1995, durante uma ocorrência atendida na SP-101, próximo ao Jardim Amanda, um condutor de um veículo ocupado por sete passageiros, perdeu o controle e colidiu contra uma viatura da GM. Com o impacto, o veículo pegou fogo e causou a morte de 5 das 7 vítimas. Os patrulheiros, mesmo feridos, tiveram tempo de salvar dois ocupantes do carro.
Na visão do sub-inspetor, Antonio Carlos dos Santos Santana, com atuação na guarda municipal desde a 1ª turma, a aquisição de novos armamentos, a renovação da frota, a criação da Romu (Ronda Ostensiva da Guarda Municipal), o desenvolvimento de projetos de prevenção às drogas nas escolas foram fundamentais para a redução do índice de criminalidade no município.
O guarda municipal José Carlos Rodrigues, outro integrante da 1ª turma, relembra uma das grandes ações que participou na guarda. “Nossa viatura foi acionada para atender um roubo em andamento no Jardim Rosolen. Durante o trajeto, a guarnição deparou com um veículo suspeito, onde houve êxito de prender os indivíduos e recuperar o patrimônio da vítima. Ao ser avisada sobre a recuperação do veículo, a vítima parabenizou a corporação por esclarecer o caso rápido”, contou Rodrigues.
Texto: José Ricardo de Camargo Neves
Foto: Reginaldo Prado
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98