Connect with us

Nossa Cidade

Governador destaca Ponte da Esperança como elo de integração regional

Publicado

em

 

A Ponte da Esperança (estaiada), estrutura construída pela Prefeitura de Hortolândia para integrar as regiões Leste (Jd. Novo Ângulo) e Oeste (Jd. Amanda) da cidade, foi inaugurada, nesta quinta-feira (30/05), em evento que reuniu o governador João Doria e o prefeito Angelo Perugini. Com 700 metros de extensão, a estrutura, que é sustentada por 16 estais, é um importante eixo de integração viária local e regional. Durante a inauguração, Doria valorizou a Ponte da Esperança como uma obra que promove a união regional. “Esta ponte permitirá acessibilidade de bairros mais simples à estrutura da cidade. A ponte passa a atender e a ligar dois lados e, sempre que há união, há celebração”, destacou. A Prefeitura estima que cerca de mil pessoas acompanharam o evento, que faz parte das comemorações pelos 28 anos de emancipação política de Hortolândia, comemorado em 19 de maio.

Além de promover integração e desenvolvimento local, a Ponte da Esperança faz parte do traçado do Corredor Metropolitano Noroeste, em implantação pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), corredor expresso de ônibus que ligará Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas. Doria afirmou que, até dezembro deste ano, todas as obras que ligarão a Ponte da Esperança à Campinas estarão finalizadas, o que inclui a continuidade do corredor pelos bairros Parque Peron e Chácaras Nova Boa Vista (perto do presídio) e a alça de acesso ao km 5 da SP-101 (Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença).

“A boa política pública é o que estamos, hoje, fazendo aqui em Hortolândia. O bom prefeito é aquele que compartilha, que diz “nós fazemos”. É um exemplo de grandeza do prefeito Perugini realizar esta obra e compartilhar esta inauguração com o Governo do Estado. E também uma grandeza a escolha do nome Esperança para a ponte, uma bela iniciativa, pois ela representa a esperança de várias pessoas. A inauguração desta ponte mostra que juntos podemos fazer melhor”, destacou Doria, enfatizando que o discurso de Perugini é “sintonizado, aberto, democrático e participativo”.

“Nós acreditamos que a política pode acontecer com relacionamento, participação e olho no olho. Hoje, recebemos o governador para entregar esta obra que simboliza um compromisso que se realizou. Compromisso assumido com o governador Geraldo Alckmin e que Doria dá continuidade. Graças a união com o Governo Estadual, entregamos esta ponte que chamamos de Esperança, pois era quase impossível realizar esta obra, mas ela se tornou realidade, se tornou a esperança. Quando alimentamos nossa coragem mais que nosso medo, chegamos a fugir das derrubadas de muros para construir pontes”, enfatizou o prefeito Angelo Perugini, destacando a importância da parceria com o Estado para viabilizar as obras que colocaram a Ponte da Esperança em funcionamento.

A obra da Ponte da Esperança teve início em 2012, na gestão anterior do prefeito Angelo Perugini. Quando Perugini assumiu a atual administração, em 2017, retomou a articulou junto ao Governo do Estado para a continuidade das obras do Corredor Metropolitano, que estavam paradas desde 2015. A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) atendeu ao pedido do prefeito e agilizou o serviço: fez a cabeceira da ponte sentido Novo Ângulo, abriu uma avenida projetada da ponte até a avenida Antônio da Costa Santos, no Jd. Nova América, asfaltou e sinalizou a base da Ponte da Esperança e construiu estações de embarque neste trajeto. O Estado também fez a ligação da avenida Olívio Franceschini até a ponte, cruzando a avenida da Emancipação. Já a Prefeitura construiu a cabeceira da estrutura pelo Jd. Santa Rita de Cássia.

Além da inauguração da Ponte da Esperança, o evento desta quinta-feira marcou a entrega de 50 novos ônibus do Governo do Estado para o sistema de transportes intermunicipal, veículos que contam com wi-fi, tomadas USB, rampas de acessibilidade e ar condicionado. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, 38 destes veículos servirão ao transporte de passageiros entre Hortolândia e cidades vizinhas. Estes veículos começam a circular nesta sexta-feira (31/05).

Desenvolvimento local

A Ponte da Esperança é a primeira ponte modelo estaiada da RMC (Região Metropolitana e Campinas) e a maior do interior paulista, com 180 metros de vão sob a base e um mastro de 75 metros de altura. Agora que está liberada para o tráfego de veículos, a estrutura vai facilitar acessos entre os bairros de Hortolândia. “Esta é uma obra importante para todas as cidades da região, mas especialmente para Hortolândia, pois ela liga uma região muito humilde da cidade, que é o Jd. Nova América e o Jd. Novo Ângulo, ao restante do município. É um momento que ficará para a história de Hortolândia”, ressaltou Perugini.

“Temos a perspectiva de abertura de novos loteamentos nesta região, além da movimentação do comércio local e da chegada de novas empresas, o que, consequentemente, vai gerar mais postos de trabalho para o morador da cidade”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.

Atualmente, o acesso ao Jd. Novo Ângulo é pela Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, a antiga Estrada da Granja. A pista simples é um empecilho, por exemplo, ao escoamento da produção de empresas e, até mesmo, ao dia a dia dos moradores, tanto para quem depende de transporte coletivo quanto para quem precisa seguir caminho de carro. Com a entrega da Ponte, ficará mais fácil o acesso a rodovias como SP-101, Anhanguera e Bandeirantes.

Entre as centenas de pessoas que acompanharam a cerimônia de inauguração da Ponte da Esperança, estava o monitor Antônio Carlos Bruno, de 64 anos, morador do Jd. Nova América. “Estou muito feliz em ver esta acontecimento, pois esta inauguração representa mais desenvolvimento para a região onde moro. Meu bairro estava separado do restante da cidade. Penso que, agora, com as facilidades que a ponte vai trazer, vamos em breve contar com bancos e lotéricas, pois até para pagar contas temos dificuldades aqui”, destacou Bruno.

PIC

A inauguração da Ponte da Esperança e a continuidade da obra do Corredor Metropolitano são ações que fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), iniciativa que prevê mais de 100 intervenções e serviços que promoverão o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos.

Raio X – Ponte da Esperança

•180 metros de vão

•700 metros de extensão

•75 metros de altura

•16,9 metros de largura

•16 pares de estais

•90 luminárias LED

•Pista de caminhada

•Capacidade de fluxo de 2,4 mil veículos por hora

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

População deve redobrar cuidados contra mosquito da Dengue com a chegada da primavera

Publicado

em

Mosquito se prolifera com maior rapidez nesta época do ano em razão dos dias mais quentes

Com a chegada da primavera e os dias mais quentes, é preciso redobrar a atenção com os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. Nesta época do ano, a incidência de mosquitos é maior, uma vez que eles se proliferam com mais rapidez no calor. Por isso, é necessário redobrar a atenção para evitar água parada. Somente com a conscientização de todos é que será possível reduzir os casos de Dengue na cidade.

Neste ano, Hortolândia registra 500 casos positivos da doença; há, também, dois casos de Chikungunya confirmados. A Prefeitura faz a parte dela no combate ao Aedes aegypt, promovendo a limpeza de áreas públicas com a remoção de lixo e entulho, descartados irregularmente. Além disso, equipes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, realizam orientação aos moradores com visitas casa a casa, levando informações sobre como eliminar objetos que acumulem água, pois servem de focos para o mosquito depositar seus ovos. Nesta semana, a equipe esteve no Jd. Amanda, Jd. do Bosque, Jd. Santa Rita, Jd. Estefânia e Jd. São Camilo.

Entre as dicas está colocar areia nos pratos que ficam sob os vasos de plantas, manter tampados tonéis e caixas d’água, colocar telas em ralos, guardar garrafas e baldes com a abertura virados para baixo, entre outras medidas simples, mas que fazem efeito. De acordo com a UVZ, cerca de 80% dos focos de Dengue estão nas casas das pessoas.

A Prefeitura solicita que os moradores permitam a entrada dos agentes em suas casas. Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. Mas é preciso ficar atento contra golpes: nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do mosquito. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.

PEVs

Outra atitude que a população deve adotar no combate ao Aedes aegypti é evitar fazer o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas e em terrenos baldios. A Prefeitura reforça a orientação para que a população faça o descarte correto de resíduos e materiais reaproveitáveis nos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) disponíveis na cidade. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs. A lista dos PEVs está disponível no site da Prefeitura.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Prefeitura visita cerca de 200 comércios no Amanda para ajudá-los a potencializar seu negócio

Publicado

em

Em 10 dias úteis de trabalho os Agentes de Desenvolvimento da Prefeitura de Hortolândia, coordenados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, visitaram 50% dos comércios localizados na região do Jardim Amanda. O total representa cerca de 200 empreendimentos comerciais e de serviços.

O programa Agentes de Desenvolvimento foi lançado no último dia 10 de setembro pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes. O objetivo é fomentar o comércio local e aproximar o Poder Público Municipal dos empreendedores locais. Estão no programa 10 agentes municipais. Eles estão munidos de camiseta de identificação e durante as visitas é posto em prática orientações que venham beneficiar os comerciantes e empreendedores do município.

“Nossa Administração é parceira dos comerciantes e os Agentes de Desenvolvimento possuem um papel fundamental para que essa sinergia possa ser estabelecida. Queremos contribuir para que o comércio possa prosperar, criando novas oportunidades de emprego e renda. Em uma cidade com o comércio forte, todos ganham”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, o programa Agente de Desenvolvimento foi criado para auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. “Além disso, o papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral: irão contribuir no esclarecimento de dúvidas, orientações sobre diversos assuntos relacionados ao negócio, sendo uma presença ativa, representando a necessidade da administração pública e estando mais perto dos empreendedores. Nosso governo será um parceiro permanente dos comerciantes e empreendedores locais, contribuindo para a geração de empregos e renda. A cidade, conforme o próprio prefeito Zezé disse, ganhará muito”, explicou Monique.

O trabalho de campo dos Agentes de Desenvolvimento na região do Jardim Amanda deve ser finalizado até a primeira quinzena de outubro. Em breve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgará a próxima região onde o programa atuará. “O trabalho vem seguindo muito bem e é importante que o empreendedor receba nossos agentes para que possamos ajudá-los a potencializar seu negócio. Dentro desse trabalho, estamos preparando uma plataforma digital para que se torne um guia de compras e serviços, mostrando, em detalhes tudo que a cidade tem de melhor. Uma forma de divulgar e fazer os empreendimentos serem vistos por todos”, finalizou a secretária.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Programa “Desconto para Servidores” credencia comerciantes e prestadores de serviço de Hortolândia

Publicado

em

Projeto busca fortalecer comércio local, com oferta de descontos em produtos para servidores municipais

A Prefeitura de Hortolândia, com o intuito de fortalecer o comércio local, quer atrair os servidores municipais para que consumam em estabelecimentos da cidade que garantam descontos e benefícios. Isso será possível graças à recente criação do “Programa de Descontos para Servidores”.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, comércios e prestadores de serviços poderão se cadastrar para oferecer seus produtos aos servidores municipais por meio do programa.

Durante o ato de credenciamento, o comerciante deve discriminar a porcentagem de desconto ou o benefício que será concedido durante o ato de compra. “A manifestação de interesse, assim como as cláusulas, devem ser apresentadas durante a inscrição. O Programa de Descontos para Servidores é uma forma de fomentar o comércio local, atraindo os mais de cinco mil servidores, ativos e inativos, para o consumo no município”, disse Monique.
Para fomentar e divulgar o programa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, solicitou junto com o Departamento de Comunicação uma campanha de marketing para atrair o comerciante para o programa. “A Administração do prefeito José Nazareno Zezé Gomes vem trabalhando em várias esferas no sentido de auxiliar o comércio local neste momento de recuperação da economia e, atualmente, os servidores municipais integram uma faixa significativa no mercado consumidor. Fortalecer este vínculo pode resultar num aumento de vendas. Todos ganham”, finalizou a secretária.


Os comerciantes interessados em participar devem solicitar sua inscrição no credenciamento e entregar sua documentação, para fins de habilitação, no Departamento de Suprimentos da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, localizado no prédio do Palácio das Águas (Prefeitura) – Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, bairro Remanso Campineiro.

Os servidores públicos interessados em consumir nos comércios cadastrados terão acesso à listagem atualizada das empresas e prestadores de serviços credenciados por meio de uma ferramenta no “Portal do Servidor”. O desconto ou beneficio, será aplicado no ato da compra, a partir do momento que os primeiros credenciados forem habilitados.

Continue Lendo

Noticias

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares