Nossa Cidade

Nova frente fria deve derrubar as temperaturas em Hortolândia

Moradores de Hortolândia e cidades da região já podem se preparar, pois as temperaturas vão voltar a cair. Após uma segunda quinzena de julho com tardes quentes, a previsão do Climatempo indica a chegada de uma frente fria intensa no final deste mês, trazendo de volta as características típicas do inverno.

Quando a nova frente fria chega?

O bloqueio atmosférico, que mantém o tempo seco e as temperaturas acima da média, será encerrado por uma forte frente fria, de características mais continentais. De acordo com o serviço de meteorologia, esse sistema entrará no Rio Grande do Sul no próximo domingo (28) e se deslocará para outras regiões do Brasil ao longo dos próximos dias, trazendo frio e chuva.

O Climatempo destaca que a chuva trazida pela frente fria se concentrará principalmente nos estados do Sul, mas também deve atingir algumas regiões do Sudeste, impactando o leste de São Paulo, incluindo cidades como a capital, Hortolândia, Campinas, Jundiaí, Itu, Piracicaba e Limeira.

Além da esperada chuva, a frente fria também trará uma queda nas temperaturas. A massa de ar frio deve contribuir para fechar julho e abrir agosto com os dias frios característicos do inverno. “A previsão indica que, após a passagem da frente fria, as temperaturas mínimas deverão cair significativamente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do país. Isso marcará um retorno às condições climáticas típicas do inverno, com noites e madrugadas mais frias e a possibilidade de geadas em áreas mais elevadas e serranas”, detalha o Climatempo.

Quando o calor irá diminuir?

O serviço de meteorologia já havia indicado que o período de “veranico”, com temperaturas acima da média, terminaria nesta quinta-feira (25). No entanto, ainda teremos dias quentes pela frente.

O bloqueio atmosférico que estacionou a massa quente sobre o Brasil começará a enfraquecer, o que significa uma diminuição gradual de seu efeito, que será encerrado de vez pela passagem da nova frente fria.

“Até que esse processo esteja completo, as temperaturas continuarão se elevando durante a tarde, mas não tão intensamente como durante o veranico. É importante ressaltar que, mesmo com a saída do veranico, a sensação de calor ainda será presente em várias regiões”, explica o Climatempo.

Alerta de baixa umidade continua

Enquanto a chuva não chega, as cidades paulistas continuam sendo impactadas pelo tempo seco. O estado está sob alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de risco devido à umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. O aviso vale até as 19h da sexta-feira (26).

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...