Uma força-tarefa com 28 servidores da Prefeitura fiscalizou, neste sábado (25/11), simultaneamente, 13 locais da cidade, onde há constante descarte irregular de entulho e outros materiais reaproveitáveis. Idealizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação de vigilância aos chamados “pontos críticos” mobilizou pessoal de diversas secretarias e, segundo estimativa do Departamento de Fiscalização Ambiental, evitou o descarte irregular de 40 toneladas de resíduos sólidos. Como o mutirão teve caráter educativo, nenhuma das 11 pessoas flagradas recebeu multa.

Os locais vistoriados ficam no Jd. Minda, Santa Esmeralda, Nova Europa, Jd. Amanda 1 e 2, Jd. São Jorge, Orestes Ôngaro, Nova Hortolândia, Vila Real, Pq. Gabriel, Jd. Novo Ângulo e a estrada entre São Sebastião e São Bento. Além de munícipes que realizavam pequenas reformas e traziam entulhos em carriolas, foram flagrados também prestadores de serviço que transportavam os materiais em veículos de passeio, kombis e caminhões. 

Todas as pessoas surpreendidas na ação foram orientadas sobre como descartar corretamente os materiais transportados: a levar os resíduos aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis), se o total a ser descartado chega a 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg, ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros); ou a contratar as empresas de caçambas de Hortolândia, se em maior quantidade. 

Segundo o diretor de Licenciamento Ambiental, Gustavo Cherubina, apesar da surpresa, em geral, as pessoas flagradas receberam bem a ação educativa. Ele esclarece que, no município, o descarte ilegal de resíduos é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160,43 até R$ 32.068, 00. A população pode contribuir para manter a cidade mais limpa, denunciando o descarte irregular por meio do aplicativo Whatsapp (19) 99976-1840.

A ação de alerta e fiscalização complementa a “Agenda Verde”, o Mutirão de Limpeza e Zeladoria, que desde o início deste ano, leva ações de remoção de entulhos e outros resíduos, limpeza de bueiros, combate ao mosquito Aedes aegypti e sinalização de vias, dentre outras, a diversos bairros de Hortolândia.

Veja o que você pode fazer para deixar Hortolândia mais limpa e saudável:

Artigo anteriorAssociação dos Microempreendedores Individuais de Hortolândia passa a ser utilidade pública
Próximo artigoMotociclista se fere ao cair em buraco no Jardim Amanda