Nossa Cidade

Fitoterapia fará parte das práticas integrativas oferecidas em Hortolândia

 

A Prefeitura de Hortolândia trabalha na qualificação de profissionais da área da saúde para ampliar a oferta de PICs (Práticas Integrativas e Complementares) nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. As PICs são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como Shantala, Dança Circular e medicina tradicional chinesa (Lian Gong), voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Na última semana, sete profissionais da cidade participaram da 17ª Semana de Fitoterapia, promovida em Campinas pela CATI (Coordenadoria de Asssitência Técnica Integral), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A ideia é aplicar a Fitoterapia em grupos das unidades de saúde de Hortolândia, a partir do próximo mês. A ampliação da oferta das PICs faz parte do plano de ação da Secretaria de Saúde de propor novos modelos de cuidados a partir de hábitos saudáveis.

Anuncio

Durante a formação em Fitoterapia, um dos profissionais de Hortolândia que participou foi o médico Éber Viotto. O profissional explica que, de modo geral, as PICs são alternativas oferecidas aos pacientes, além da medicina tradicional. “São práticas que estimulam o autocuidado. A fitoterapia, por exemplo, é o estudo e a utilização das plantas para a cura das doenças”, disse. Todo produto que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta para efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico.

Em Hortolândia, o objetivo da Secretaria de Saúde é implantar, pelo menos, dez práticas integrativas em grupos de pacientes de todas as UBSs. De acordo com a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, as PICs serão complementadas com a formação de grupos de caminhada, que apesar de não fazer parte das práticas integrativas, é uma atividade que proporciona bem estar. “Queremos que cada UBS tenha um grupo de caminhada e de Lian Gong. Já as demais práticas integrativas serão implantadas conforme as características da população local. Nos locais onde temos muitos bebês, ofertaremos Shantala, por exemplo. Vamos mapear os territórios para identificar a realidade das famílias das áreas de abrangência de cada unidade de saúde. Nosso objetivo é oferecer atividades que prorpocionem cuidados com a saúde e que criem vínculos entre a população e as equipes das unidades de saúde”, destacou Odete.

Confira as práticas integrativas que serão ofertadas em Hortolândia:

1.Acupuntura

2.Aromaterapia

3.Arteterapia

4.Auroculoterapia

5.Constelação familiar

6.Dança circular

7.Fitoterapia

8.Lian Gong

9.Meditação

10.Reflexoterapia

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo