Nossa Cidade

Festa do Migrante terá oficinas e palestras gratuitas durante feira de apoio à mulher empreendedora

Evento, que começa na próxima quarta-feira (16/10), acontece no Parque Renato Dobelin, na região central

Prefeitura oferece oficinas e palestras gratuitas durante feira de apoio à mulher que deseja empreender

Anuncio


Durante a Festa do Migrante, a Prefeitura de Hortolândia, por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão da Secretaria de Chefia de Gabinete, realiza a “Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher de Hortolândia” e o “I Seminário Mulher e Empreendedorismo”. O objetivo das ações é apoiar as mulheres do município que desejam se tornar empreendedoras.

Os eventos acontecerão entre os dias 16 e 20 deste mês no Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região central. Na manhã desta quinta-feira (10/10), uma comitiva oficial esteve no parque. O secretário de Cultura, Tino Sampaio, e a diretora do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, Laureana S. Gomes, foram conferir de perto o local e analisar o projeto de montagem da estrutura que abrigará a Festa, a Feira e o Seminário.

A ideia da Prefeitura é que a Feira seja um espaço que contribua com a empregabilidade, a geração de renda autônoma e o fortalecimento do empreendedorismo da mulher. Para tanto, promoverá a integração entre empresas públicas e privadas, entidades governamentais e mulheres. Haverá, ainda, exposição de produtos, distribuição de materiais informativos sobre serviço e temas ligados à atividade empreendedora, orientação por profissionais especializados, palestras e oficinas (confira a programação completa abaixo).

Todas as atividades da Feira são gratuitas. Durante a semana, entre os dias 16 e 18, as atividades acontecem das 19h às 23h. No final de semana, das 8h às 21h.

Palestras gratuitas

A programação prevê formações gratuitas, abertas ao público em geral. Na quarta-feira (16/10), das 19h às 20h, haverá a palestra “Valorizando Pessoas” com o psicólogo Felipe Amaro dos Santos Neto, ex-diretor de Trabalho e Geração de Renda da Prefeitura de Hortolândia. Na quinta-feira (17/10), no mesmo horário, o tema é “Gestão Empreendedora – Administração: caminho para o sucesso”, com Natanel dos Santos. Na sexta-feira (18/10), também das 19h às 20h, a palestra de Estela Juvenal trata sobre “Solução de Créditos para Empreendedores”.

No sábado (19/10), das 10h às 10h30 e das 15h às 15h30, haverá atividades do programa “Viva Mais e Melhor”, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia, que promove, junto à população, hábitos de vida saudáveis, que levem a uma maior qualidade de vida.

Projeto Brasil Afroempreendedor

À noite, entre 18h e 20h, acontece exposição do projeto “Brasil Afroempreendedor, Desenvolvimento e Fortalecimento do Empreendedorismo Afro-brasileiro”. Realizado pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas), em parceria com o IAB (Instituto Adolpho Bauer) e do Ceabra/SP (Coletivo de Empresários e Empreendedores Negros de São Paulo), o projeto é uma iniciativa de inclusão das populações afro-brasileiras no desenvolvimento do País.

Minioficinas para as mulheres

Durante a Feira, haverá, no sábado (19/10), quatro minioficinas, todas voltadas à capacitação do público feminino, com vistas a um lugar no mercado de trabalho ou oportunidades de geração de renda. Os temas são: artesanato, manicure/pedicure e técnicas de beleza, informática básica e consumo consciente.

As inscrições devem ser feitas na própria tenda identificada onde acontecerá o Seminário. As interessadas podem participar de quantos cursos desejar. Elas devem informar RG, CPF e endereço completo (com CEP).

A oficina “Mulheres Digitais”, que acontece das 9h às 10h, pretende motivar a inclusão da mulher empreendedora no mundo digital. Também vai passar instruções básicas sobre ferramentas da informática, internet e redes sociais para garantir o acesso às novas tecnologias.

A oficina “Do lixo ao luxo”, que será das 10h30 às 11h30, vai mostrar formas de consumo consciente. O objetivo é levar ao reaproveitamento e diminuição do desperdício de alimentos, visando a melhorar a qualidade nutricional e despertar a percepção para alternativas empreendedoras voltadas à alimentação.

A oficina “Artesanato – das calçadas para as vitrines”, apresentará, das 14h às 15h, técnicas de artesanato em crochê, tricô, arranjos e pintura em tecido. O foco será desenvolver a criatividade e aprimorar a habilidade das participantes para confeccionar produtos com potencial de venda.

Finalmente, das 15h30 às 16h30, a oficina “Espelho Mágico” oferecerá conhecimentos de manicure, pedicure e tratamentos de beleza, mas também pretende também tratar da valorização, cuidados pessoais e autoestima da mulher.

“A Feira de Apoio ao Empreendedorismo da Mulher vem atender a um dos objetivos do Departamento de Políticas Públicas para Mulheres, que é proporcionar às mulheres do município informação e formação de qualidade para a atividade empreendedora”, destaca a diretora Laureana Gomes. “A autoestima feminina está intimamente ligada à sua autonomia financeira, pois quando a mulher possui meios de garantir a sua estabilidade financeira ou simplesmente implementar a renda familiar, temos como resultado uma mulher autoconfiante e protagonista de sua própria história”, afirma.

“Desejamos que a mulher hortolandense progrida com qualidade de vida para ela e sua família, seja respeitada também como profissional, e a mulher que não queira o emprego formal tenha oportunidade de ser empreendedora, no espaço e horário que desejar e possa oportunizar o desenvolvimento econômico para ela mesma. Temos oportunizadas muitas formações porque nós entendemos que conseguimos proporcionar um diferencial na vida da pessoa quando a gente possibilita a formação”, afirma a secretária de Chefia de Gabinete, Sandra Fagundes Freire.

Confira a programação completa da Feira:

16/10 – 19h às 20h – Palestra “Valorizando Pessoas” (aberta ao público)
17/10 – 19h às 20h – Palestra “Gestão Empreendedora – Administração: caminho para o sucesso” (aberta ao público)
18/10 – 19h às 20h – Palestra “Solução de Créditos para Empreendedores” (aberta ao público)
19/10 – 9h às 10h – Oficina “Mulheres Digitais” (apenas para mulheres inscritas)
19/10 – 10h30 às 11h30 – Oficina “Do lixo ao luxo” (apenas para mulheres inscritas)
19/10 – 14h às 15h – Oficina “Das calçadas para as vitrines” (apenas para mulheres inscritas)
19/10 – 15h30 às 16h30 – Oficina “Espelho Mágico” (apenas para mulheres inscritas)

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo