Connect with us

Nossa Cidade

Famílias que vivem na antiga Cerâmica Ceregatti participam de reunião com a Prefeitura

Publicado

em

ceramica-hortolandia-ceregatti-santa-fe

Na terça-feira, 22/7, foi realizada pela Prefeitura de Hortolândia uma reunião para tratar das moradias das famílias que vivem na antiga Cerâmica Ceregatti, localizada no bairro Jardim Santa Fé. A reunião ocorreu na EMEF Helena Futava Takahashi, no Jardim Campos Verdes. Os moradores questionam a publicação de um edital para remoção e reassentamento de mais de 250 famílias que vivem no local.

Anuncio

Na reunião, o Secretário de Obras, Edson Nascimento, explicou que o edital publicado é referente à abertura de licitação para contratação de uma empresa para cadastramento das famílias existentes e mapear quantas estão na APP (Área de Proteção Ambiental) e quantas na área particular.

As casas foram construídas, há mais de quinze anos, por antigos funcionários da Cerâmica Ceregatti que não receberam seus direitos depois de decretada a falência da empresa. A área foi a leilão em novembro de 2012, e, desde então, pertence a um proprietário particular. Segundo os moradores e o advogado das famílias, Lafaiete Biet, existe uma ação de usucapião coletivo na justiça.

Segundo a moradora e vice-presidente da Associação de Moradores, Amanda Regina dos Santos, a reunião foi bastante esclarecedora. “Foi importante, vimos os projetos que existem e o ofício encaminhado para o novo proprietário. Achei que a Prefeitura demorou pra nos chamar pra essa conversa” disse ela que mora no local há 8 anos.

Advertisement

Os moradores ainda buscam junto a Prefeitura apoio para solução de outros problemas: “O nosso processo de usocapião pode demorar uns quatro ou cinco anos ainda, e a Prefeitura poderia nos ajudar, pois temos alguns problemas com a coleta de lixo. Me preocupo muito com isso, pois as crianças brincam, ficam expostas a essa sujeira e podem ficar doentes” ressaltou Amanda.

Já Suze Leirosa, presidente da Associação de Moradores, desabafou sobre outros aspectos, como a falta de água encanada e luz. “Nem número aqui na entrada podemos ter para receber correspondência, o que queremos é regularizar nossa situação, pagar impostos como todo cidadão”.

Segundo a Prefeitura, cerca de 130 famílias que se encontram na APP precisam ser removidas por questões ambientais e serão atendidas pelos programas habitacionais existentes na cidade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil11 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes14 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade14 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes15 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial15 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial16 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

AD-Hortolandia AD-Hortolandia
Nossa Cidade16 horas ago

Moradores do Terras de Santo Antônio reclamam de fluxo de veículos decorrente do maior templo de Hortolândia

Moradores do bairro Terras de Santo Antônio, em Hortolândia, têm expressado crescente preocupação devido ao intenso fluxo de carros, decorrente...

Advertisement
cinema

Populares