A criançada toda está em casa, neste período de aulas suspensas para conter o avanço do Coronavírus, mas nada de moleza nos estudos. A Prefeitura de Hortolândia criou o “Blog Educação”, em que disponibiliza atividades escolares aos alunos da rede municipal de ensino, desde a Educação Infantil, Ensino Fundamental/Educação Integral até a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com o material, que pode ser conferido online no site oficial da Administração e, também, baixado para estudos offline, os estudantes mantém a rotina de estudos em dia. Os pais aprovaram a iniciativa, idealizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. As famílias avaliam que o conteúdo do blog é importante para o desenvolvimento das crianças, um recurso a mais para preencher, com qualidade, o tempo dos pequenos em casa.

A manicure e cabeleireira Juliana Sthadeck Simões Lima, de 36 anos, tem dois filhos matriculados em escolas da rede municipal de Hortolândia: a Geovana, de 4 anos, que frequenta a turma de Jardim I na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Luiza Vitória Oliveira Cruz, no Pq. Oreste Ôngaro, e o Isaque, de 7 anos, que estuda na 2ª série na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professora Janilde Flores Gaby Valle, na Vila Real.

“As atividades do blog ajudam muito a dar continuidade ao que eles já estavam vendo na escola. A Geovana tem atividades de desenho e coordenação motora. Ela ama fazer tudo o que tem no blog. O Isaque recebe conteúdo de matemática, português e até inglês. Toda semana, o material se renova e sempre tem coisa interessante para eles fazerem”, destaca a mãe.

“Nos primeiros dias, tudo era novidade. Agora, já conseguimos estabelecer uma rotina. Separo um horário para fazer a lição com a Geovana e depois com o Isaque. Eu sempre ajudo eles, pois acho importante acompanhar o desenvolvimento escolar”, disse Juliana.

A criação do “Blog Educação” é mais uma ação para proporcionar aos estudantes da rede municipal atividades que seriam passadas em sala de aula, fazendo com que eles mantenham a rotina diária de estudos remotos. De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, logo no início da suspensão das aulas, as escolas entregaram às famílias dos alunos livros didáticos e paradidáticos, com atividades diversas para serem realizadas em casa.

A família da Bianca, de 6 anos, estudante da 1ª série, está utilizando o material entregue na Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Santa Esmeralda para prosseguir os estudos em casa. A mãe da aluna, a professora Priscila Mendonça Nascimento, de 36 anos, moradora do Jd. Santa Esmeralda, explica que além da filha poder acompanhar o que seria ensinado em sala de aula, a família tem o benefício de não precisar imprimir o material. “Retiramos bastante conteúdo na escola, logo na primeira semana de aulas suspensas (a partir de 23 de março). Agora, vamos buscar mais material. Ela gosta muito de estudar e eu aprovo a proposta da Prefeitura”, declara.

“Este tem sido um período interessante de aprendizado em casa, com muitos desafios. Eu sou professora em outra cidade e, embora tenha experiência, em casa eu sou a mãe da Bianca. O professor é muito importante na vida do aluno. Eu percebo que ela sente falta da escola. Aprender em casa é diferente, por mais que eu tenha esta facilidade. Nada substitui a presença do professor na vida do aluno. Agradeço a todos os profissionais da Educação que estão se empenhando neste período para oferecer o melhor”, enfatizou Priscila.

Escolas atualizam conteúdo

O Blog Educação foi elaborado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia com objetivo de oferecer uma possibilidade de estudo por meio dos recursos digitais de aprendizagem. De acordo com a diretora do Departamento, Fabiana Rodrigues, o acompanhamento pedagógico desta ferramenta conta com apoio dos departamentos de Educação Infantil, de Ensino Fundamental, de Educação Integral e da EJA, para orientações aos gestores escolares na tarefa de atualizar e abastecer os conteúdos. “O ambiente possibilita aos professores o compartilhamento de conteúdos com os estudantes neste período de isolamento social, servindo  de apoio e estímulo para os alunos em seus estudos de casa”, destacou Fabiana.

Dentro do blog principal, clicando nos links “Educação Infantil”, “Ensino Fundamental e Educação Integral” ou “EJA”, é possível encontrar as atividades por escolas. Conforme esclarece a Secretaria e Educação, Ciência e Tecnologia, cada escola é responsável pelo seu conteúdo, com identificação do ano, disciplina, nível ou área de conhecimento, facilitando o acesso e busca pelas atividades. No blog também estão disponíveis atividades pedagógicas relacionadas à Educação Física, Inglês, além de Arte e Música.

De acordo com a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, as atividades do blog serão conferidas pelos professores, na escola, após o retorno das aulas. “Estamos nos adaptando para atender a comunidade escolar e acompanhar os alunos de uma forma diferenciada. As atividades permitem que as famílias auxiliem os alunos, para que eles possam estabelecer uma rotina ainda mais eficiente, em suas casas, garantindo o vínculo, a aprendizagem continuada, com muita leitura e atividades que relembram o conteúdo já visto. Mas, assim que as escolas reabrirem, as atividades serão conferidas, corrigidas e continuadas”, destacou Sandra.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Artigo anteriorAsilo de Hortolândia tem 6 idosos mortos por covid-19, e dezenove casos do novo coronavírus
Próximo artigoPonte sobre Lago da Fé une Jd. Nova Alvorada ao Jd. Novo Cambuí