Após a chegada do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), primeira faculdade pública a se instalar no município, Hortolândia amplia a oferta de cursos superiores gratuitos na cidade, com o apoio da Prefeitura. Começaram, nesta semana, as aulas inaugurais da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). No polo Hortolândia, serão ministrados quatro cursos, com oferta de 50 vagas em cada um: Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Licenciatura em Matemática e Pedagogia. O EAD (Ensino a Distância) da Univesp chega ao município graças à parceria entre a Administração Municipal e o governo do Estado. O Polo presencial está localizado na Etec Hortolândia (Centro Paula Souza), localizada no Jd. Santana.
Nesta quarta-feira (28/02), no auditório da Etec, às 19h, a aula inaugural é para o curso de Engenharia da Computação e, na quinta-feira (01/03), para Engenharia de Produção. O acolhimento aos alunos ingressantes começou na segunda-feira (26/02) pelo curso de Pedagogia e na terça (27/02) para os matriculados em Licenciatura em Matemática. As aulas presenciais acontecerão a cada 15 dias. A duração dos cursos de Pedagogia e Licenciatura em Matemática é de quatro anos. Já os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Computação duram cinco anos.
“A Prefeitura não poupou esforços para conseguir trazer a Univesp para a nossa cidade. Concorremos com vários outros municípios. É uma grande vitória estarmos aqui hoje na aula inaugural”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, para os ingressantes de Pedagogia. “Vamos investir com pessoas qualificadas para trabalhar no polo, materiais e equipamentos de última geração. É muito gratificante ver que tivemos mais inscritos em Hortolândia do que em cidades com o dobro de moradores. Nossa cidade possui um potencial tecnológico muito grande. Trazer uma faculdade gratuita é uma conquista muito importante. Os cursos são de altíssima qualidade e os professores com quem vocês terão aulas são da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista). Parabéns a todos que conseguiram a vaga e ótimos estudos”, complementou o secretário.
“É uma alegria muito grande para a Etec poder receber uma universidade tão conceituada e uma alegria maior ainda poder encontrar na graduação alunos que passaram aqui pela escola”, afirmou o diretor da Etec de Hortolândia, Renato Willian.
ENSINO DE QUALIDADE
A Univesp oferece cursos universitários à distância com o mesmo padrão de excelência da USP, Unicamp e Unesp. As aulas são ministradas por professores dessas três instituições.
O aluno estuda via internet e vai ao polo de ensino para fazer provas e trabalhos. O polo é o espaço, equipado com computadores e impressoras, onde alunos sem acesso à internet poderão assistir às aulas. Ao concluir o curso, o aluno recebe o diploma igual ao de uma faculdade presencial.
O Polo de Hortolândia conta com três salas, cedidas pelo Centro Paula Souza. Duas salas funcionarão como laboratórios de informática, com 25 computadores em cada uma. Já a outra sala servirá como apoio para aulas virtuais. Coube à Prefeitura realizar a limpeza e a manutenção das salas e a contratação dos dois profissionais (orientador e auxiliar administrativo) que vão atuar no polo.
Criada em 2012 como Fundação, a Univesp é uma IES (Instituição de Ensino Superior) mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC.
INSTITUTO FEDERAL
A Prefeitura de Hortolândia também apoiou a implantação do Instituto Federal de São Paulo no município, em 2011. O órgão é vinculado ao governo federal.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98