Nossa Cidade

Exército auxiliará no combate ao Aedes Aegypti em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia contará com um reforço especial para as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Febre Chikungunya e Zika. No próximo sábado (13/02), à partir das 8h, 170 soldados do Exército Brasileiro estarão na cidade, para um mutirão na região do Jardim Novo Ângulo. A parceria é uma iniciativa do Governo Federal, que destacou soldados de diversos batalhões para várias cidades brasileiras. Em Hortolândia, o arrastão contará com apoio de soldados do 2º Batalhão Logístico Leve, de Campinas.

De acordo com a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan, o arrastão será no Jardim Novo Ângulo devido ao alto índice de densidade larvária encontrado no bairro. “Na nossa pesquisa, as regiões com maior índice de transmissão foram Jardim Amanda e Novo Ângulo”, disse Cilene. Na última semana, cerca de 400 servidores públicos se mobilizaram num arrastão pelas ruas do Jardim Amanda I. “Por isso, desta vez nosso foco será a eliminação de criadouros do Jardim Novo Ângulo”, destacou.

A pesquisa de densidade larvária, também conhecida como “Índice Breteau”, é realizada anualmente. Seu objetivo é indicar a quantidade de recipientes com larvas no município, possibilitando o desenvolvimento de ações estratégicas de combate as doenças causadas pelo Aedes aegypti. Quanto maior o índice, maior a transmissão. No entanto, a própria pesquisa culmina na eliminação dos criadouros com larvas. Ou seja, apesar de indicar grande incidência de mosquitos transmissores de doenças, o índice já significa a eliminação destes focos.

“Vamos partir da idéia de que o Jardim Novo Ângulo apresentou intensa densidade larvária, mas que a maioria dos criadouros foi eliminada. No entanto, sabemos pelo resultado da pesquisa que esta é uma das regiões que precisam de maior conscientização da população sobre as formas de combate ao mosquito”, explicou Cilene.

Índice Breteau

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (10/02) pela Secretaria de Saúde, a região do Jardim Amanda apresentou Índice Breteau de 9,2; a região do Jardim Novo Ângulo, 7,1; região do Jardim Rosolen, 3,2; região da Vila Real, 1,7; e região do Remanso Campineiro e Jardim Santa Clara, 1,4.

A pesquisa é realizada por meio da visita a 600 residências de cada região. Cada recipiente com larva é contabilizado. A avaliação de densidade larvária é divida em três escalas: resultados de 0 a 1 são considerados em nível baixo; de 1 a 4, médio; e resultados superiores a 4, alto.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...