Alunos de escolas municipais de Ensino Fundamental de Hortolândia lançam, segunda-feira (25), o livro de poesias “Autores Mirins – Os novos talentos da literatura infanto-juvenil 2013”. A noite de autógrafos acontece, a partir das 19h, no Centro de Convivência da Melhor Idade, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 200, Remanso Campineiro. A coletânea de textos é resultado do Projeto Autores Mirins, concurso literário realizado pelas secretarias de Cultura e Educação.
O livro traz 25 poesias produzidas pelos estudantes, que venceram o concurso realizado em 2012. São 60 páginas que apresentam o gênero literário com os mais diversos temas: meio ambiente, o significado das cores, tempo, amizade, entre outros. Os alunos também são autores das ilustrações que acompanham os textos.
Em sua quinta edição, o projeto Autores Mirins tem o objetivo de estimular, com o amparo de educadores, hábitos de leitura, desenho e escrita em alunos dos ensinos infantil e fundamental da rede municipal de ensino. As atividades resultam em produções literárias inéditas, conferindo a estas crianças o status de “autores mirins”.
“Este livro é o que cada criança que o escreveu quis que ele fosse: um portal para revelar ao mundo seus anseios, sonhos e desejos. Quando lemos as histórias criadas por elas, acessamos um pedacinho de suas realidades. Nelas, os autores apresentam sua preocupação com a poluição dos rios, a pobreza, a violência contra pessoas e animais, entre tantas outras coisas. Por outro lado, revelam o desejo de ver um mundo melhor sendo construído”, disse o secretário de Cultura, Tino Sampaio, idealizador do projeto.
“A publicação está muito bonita. Os textos e as ilustrações, maravilhosos. Para a Secretaria de Educação é a oportunidade, em parceria com a Cultura, de oportunizar para as crianças a possibilidade de serem protagonistas de suas próprias histórias. Isso se traduz em autoestima e desenvolvimento da criatividade, despertando as crianças para o aprendizado da escrita com autonomia e significado”, afirma a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira
Uma das principais novidades do Projeto Autores Mirins, neste ano, é que os livros terão o ISBN (Número padrão Internacional de Livro), além do registro na Biblioteca Nacional, procedimento legal pela defesa dos direitos autorais e patrimoniais sobre as obras e reconhecimento no Brasil.
INFANTIL
Na terça-feira (26), é a vez dos alunos do Ensino Infantil, ganhadores do concurso Autores Mirins 2012, apresentar o livro em noite de autógrafos, também no Centro de Convivência da Melhor Idade. Trinta e quatro histórias formam a coletânea, distribuída em 80 páginas do livro, produzidas e ilustradas por 136 crianças.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98