Hortolândia publicou o decreto municipal nº 5.664, de 08 de julho de 2025, que regulamenta oficialmente a “Operação São Paulo Sem Fogo 2025”, pois entra em estado de alerta contra queimadas. A operação segue até o dia 30 de setembro, com possibilidade de prorrogação conforme as condições climáticas.
As ações têm como base o Plano de Contingência Preventivo de Defesa Civil, elaborado levando em conta a baixa umidade do ar, variações bruscas de temperatura e ausência de chuvas características deste período do ano. O objetivo principal é minimizar os impactos ambientais e os riscos à saúde da população.
Medidas por conta do estado de alerta contra queimadas
Além do combate direto aos focos de incêndio, o município reforça as medidas de conscientização da população e monitora a qualidade do ar. Em tempos de estiagem, o ar seco favorece o surgimento de queimadas que, além de destruir o meio ambiente, afetam especialmente crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias.
A umidade relativa do ar (URA) é um dos principais indicadores usados nesse monitoramento. Segundo o site do CIIAGRO, entre os dias 9 e 10 de julho, a URA mínima registrada em Hortolândia foi de 43,8% e a máxima de 86,4%, valores considerados satisfatórios para a estação.
A Defesa Civil alerta que a combinação de tempo seco e baixa umidade pode causar uma série de problemas: complicações alérgicas e respiratórias, sangramento nasal, ressecamento da pele, irritação nos olhos, eletricidade estática e maior risco de incêndios em vegetações. A recomendação é que a população evite qualquer prática que possa iniciar focos de fogo, como queima de lixo ou restos vegetais, e que colabore acionando os canais de emergência em caso de ocorrências.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









