16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Esquema especial garantirá transporte coletivo na madrugada durante Festa do Migrante

Evento da Prefeitura acontece de 16 à 20 de outubro

Esquema especial garantirá transporte coletivo na madrugada durante Festa do Migrante

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, com apoio da Viação Lira, organiza um esquema especial de transporte coletivo para a 1ª Festa do Migrante de Hortolândia. Nos dias em que a programação terminará mais tarde, haverá ônibus circulando até às 2h, atendendo o público que retorna para casa depois das festividades.

De 16 à 20 deste mês, a população terá a oportunidade de participar de um evento de resgate da tradição e cultura das pessoas de várias regiões do País, que ajudaram na construção de Hortolândia. A Festa do Migrante é uma homenagem às pessoas que vieram do Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País e escolheram Hortolândia como local para viver. Além da vasta programação cultural e a realização de grandes shows, os visitantes contarão com praça de alimentação onde estarão à venda pratos típicos de todas as regiões do País. A expectativa da Secretaria de Cultura é que 100 mil pessoas passem pelo recinto, nos cinco dias de festa, somando os visitantes que assistirão aos shows e os que circularão pelo espaço.

Nos dias 16 (quarta-feira), 17 (quinta-feira) e 20 (domingo), o evento deve encerrar por volta da meia noite. Quem utilizar transporte coletivo para chegar até o evento terá a volta para casa garantida, uma vez que a Prefeitura entrou em acordo com a Viação Lira para que os ônibus circulem normalmente até o final da festa. Já nos dias 18 (sexta-feira) e 19 (sábado), quando a previsão é que a festa encerre às 2h, quatro linhas de transporte coletivo terão seu horário estendido, a fim de atender toda a demanda de passageiros (confira as linhas abaixo). O preço da passagem não será alterado: R$ 2,60.

De acordo com o gerente da divisão de transportes do Departamento de Mobilidade Urbana, Sidney Fraga Alves, um fiscal da Viação Lira estará no local para garantir que os passageiros embarquem na viagem de volta ou, se necessário, que veículos reservas sejam acionados para atender todas as pessoas. “Teremos oito ônibus envolvidos nesta operação, com quatro veículos circulando normalmente e outros quatro para reforço, caso seja necessário”, afirmou Alves.

A ida à festa também terá atenção especial, com a disponibilização de mais veículos em todos os sentidos. “Vamos colocar mais ônibus circulando, todos os dias, no horário em que a festa começa, mesmo sendo fora de horário de pico”, disse o gerente. O ponto final para quem participar da Festa do Migrante, tanto no embarque quanto no desembarque, será na rua Wanderley Costa Camargo, próximo ao Bazar Laranjeiras, no Remanso Campineiro. Para garantir mais segurança aos usuários de transporte coletivo, a via ficará bloqueada para outros veículos. Além da rua Wanderlei Costa Camargo, a rua Argolino de Moraes, onde estará localizada a entrada do recinto da Festa do Migrante, também terá impedido o acesso de veículos.

“A estimativa é que cerca de 20 mil pessoas passem por dia pelo recinto. Por isso, esta operação mobilizará também agentes de trânsito, que darão orientações sobre os bloqueios, e taxistas, que terão permissão para transportar passageiros na área próxima à festa”, continuou Alves. Todos os 67 taxistas cadastrados na Prefeitura poderão atuar na região do Remanso Campineiro, mesmo que seu ponto não seja no bairro. As vagas para estacionamento de táxi estarão disponíveis na rua Caetano Basso.

Linhas especiais, em operação nos dias 18 e 19, até às 2h:

• 301 A (Jd. Nova América / Centro)
Saída da rua Wanderlei da Costa Camargo (reservada para as linhas), com sentido ao Jardim Nova América, seguindo pelo percurso normal.
Atendimento aos bairros: Jd. Santana, Pq. dos Pinheiros, Jd. Santo André, Jd. Everest, Jd. Campos Verdes, Jd. Sta Clara do Lago, Jd. Rosolém, Jd. N. Sra. de Fátima, Jd. do Lago, Jd. Sta Emília, Vila Inema, Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América.

• 301C (Jd. Nova América / Pq. do Horto)
Saída da rua Wanderlei da Costa Camargo (reservada para as linhas), com sentido ao Jardim Nova América, seguindo pelo percurso normal.
Atendimento aos bairros: Jd. Santana, Pq. dos Pinheiros, Jd. do Bosque, Jd. Terras de Santo Antônio, Jd. Adelaide, Jd. Rosolém, Jd. N. Sra. de Fátima, Jd. do Lago, Jd. Sta Emília, Vila Inema, Jd. Novo Ângulo e Jd. Nova América.

• 304 C (Jd. Aline / Jd. Amanda – Via Carmen Cristina)
Saída da rua Wanderlei da Costa Camargo (reservada para as linhas), com sentido ao Jardim Aline. (Atenção: esta linha não fará o percurso para o Jardim Amanda, bairro que será atendido pela linha 307)
Atendimento aos bairros: Vila Real, Jd. Nova Hortolândia, Jd. N. Sra. Auxiliadora, Jd. Boa Esperança, Jd. Primavera, Recanto do Sol, Jd. São Jorge, Jd. Minda, Jd. Carmem Cristina, Jd. São Camilo, Jd. Nova Europa e Jd. Aline.

• 307 (Jd. Amanda / Centro – Via Terminal Metropolitano)
Saída da rua Wanderlei da Costa Camargo (reservada para as linhas), com sentido ao Jardim Amanda. (Atenção: nos horários estendidos, o ônibus não circulará dentro do Terminal Metropolitano)
Atendimento aos bairros: Jd. Amanda I e Jd. Amanda II.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98