Connect with us

Nossa Cidade

Espetáculo “Andêmos” será apresentado na Escola de Artes “Augusto Boal”

Publicado

em

imagem 138

Apresentação será nesta quinta-feira (24/5), às 15h

A Companhia Gato Coletivo retorna com a apresentação da peça “Andêmos”, nesta quinta-feira (24/05), às 15h, na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na rua Casemiro de Abreu, s/n, Jardim Amanda. O espetáculo, apoiado pela Prefeitura e o Proac (Programa de Ação Cultural), visa levar entretenimento à população de Hortolândia. Serão disponibilizados 70 lugares para assistir a peça teatral. Andêmos recebeu premiação da Secretaria da Cultura do Estado. O público deverá retirar o ingresso com uma hora de antecedência. A classificação indicativa é livre. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Anuncio

O público poderá ainda comparecer nos dias 25 e 26 de maio, às 20h, no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Presta Bonfim, localizada na rua Maria Lourdes C. Cancian, 92, Remanso Campineiro, para assistir as apresentações da Companhia do Gato Coletivo no município. Na segunda-feira (28/05), às 10h30, os moradores de Hortolândia terão mais uma chance de conferir a peça no Instituto Federal de São Paulo, localizado na avenida Thereza Ana Cecon Breda, s/n, Vila São Pedro. 

A peça foi escrita baseados no olhar de 15 moradores que dispuseram comentar sobre suas chegadas no município. Os depoimentos foram colhidos pelos atores da companhia Gato Coletivo, que buscaram informações que contrastassem com a história de Hortolândia. No palco, os atores e os músicos revezam-se em diversos personagens na brincadeira de contar e recontar as histórias daqueles que saíram da sua terra natal.

Advertisement

Durante o espetáculo, os músicos instrumentistas executam artesanalmente, ao vivo, uma apresentação para retratar fielmente os versos da música rural paulista (ou samba de bumbo) e acompanham o ritmo de viola e dança catira, características tradicionais da cultura popular do município, além de incorporar na cena o sax e a flauta em uma montagem que liberta o ator para transitar entre os personagens e dialogar com o público, colocando-o em relação com suas memórias e vivências. 

De acordo com o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva, a Prefeitura tem trabalhado muito no fomento das expressões artísticas do município. “A Administração também busca manter diálogo com o Governo do Estado para solicitar que espetáculos aprovados pelo Proac sejam apresentados para a população de Hortolândia”, destaca o secretário.

Sobre a Companhia Gato Coletivo

Ao completar 10 anos em 2017, a Companhia Gato Coletivo recebeu de  presente a premiação do Projeto “Aqui somos todos migrantes”, pelo edital de produção de espetáculo inédito, por meio do Governo do Estado de São Paulo.

Advertisement

O grupo, criado durante uma roda de conversa dentro da sala de aula, até hoje renova seu elenco ao mesclar adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, atores profissionais, não atores, pessoas que se interessaram pelo tema, pela gestão coletiva do grupo, pela metodologia do teatro do oprimido e, principalmente, pessoas que queria expressar-se por meio do teatro.

A transferência da sede de São Paulo para Hortolândia, em 2011, resultou numa combinação com sabor de comida mineira: jovens atores, velhos militantes do teatro e músicos da cena numa panela-sala de ensaio aquecida por memórias pessoais e coletivas, com notas de cultura caipira e um punhado de “sustância artística”.

 

 

Advertisement

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Noticias

Mega-Sena Mega-Sena
Brasil10 minutos ago

Mega-Sena sorteia hoje prêmio de R$ 6,5 milhões

A Caixa Econômica Federal realiza na noite desta terça-feira (30) o sorteio da Mega-Sena 2719, com prêmio principal estimado em...

e-Titulo Eleitor e-Titulo Eleitor
Brasil11 horas ago

Prazo para tirar título eleitoral termina em 8 de maio

O prazo para o eleitor solicitar a emissão do primeiro título, atualizar os dados cadastrais, regularizar a situação com a...

semifinais semifinais
Esportes15 horas ago

Semifinais definidas na categoria Supermaster do futebol amador de Hortolândia

C.V.A, Moleque Travesso, Internacional e San Marino são as equipes que garantiram vaga nas semifinais do Campeonato de Futebol Amador...

saneamento básico saneamento básico
Nossa Cidade15 horas ago

Confira a região de Hortolândia que recebeu reforço de saneamento básico

A parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a Sabesp segue forte para um desenvolvimento inteligente e sustentável, com foco...

Aulas gratuitas de tênis de mesa Aulas gratuitas de tênis de mesa
Esportes15 horas ago

Aulas gratuitas de tênis de mesa em Hortolândia: entenda como fazer a inscrição

Hortolândia começará a ter aulas gratuitas de tênis de mesa a partir do dia 4 de maio. Os interessados poderão...

professor de Muay Thai professor de Muay Thai
Policial15 horas ago

Professor de Muay Thai agride esposa com socos e é preso, em Sumaré

Na manhã da última sexta-feira (26), uma equipe da polícia de Sumaré se dirigiu até o Portal Bordon, para verificar...

Jd. São Sebastião Jd. São Sebastião
Policial16 horas ago

Trabalhador morre no Jd. São Sebastião, após muro de obra cair sobre ele

Na manhã da última sexta-feira (26), um muro caiu sobre um trabalhador, em uma obra que ocorria no Jd. São...

Advertisement
cinema

Populares