Nas escolas de educação integral da Prefeitura de Hortolândia, a questão ambiental também está na pauta. Começou, nesta quarta-feira (02/10), pela Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Profa. Patrícia Ma. Capelato Basso, no Residencial São Sebastião, uma rodada de ações educativas do programa Viva Mais sobre a diretriz “Zelo pelo Meio Ambiente”. Incluído a partir deste ano na grade curricular das escolas participantes, o programa intersetorial visa promover a cultura da paz, o bom relacionamento entre as pessoas, a geração de hábitos saudáveis, como alimentação de qualidade e a integração com a natureza, enfim, uma série de ações que levem à melhoria na qualidade de vida e aumentem a longevidade da população. A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia contou com a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
A ação foi desenvolvida, em três horários diferentes ao longo do dia, pelos integrantes do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, Neide Martins e Carlos Campos. Vestidos como os palhaços “Natureza”, “Farofinha” e “Emília”, os membros do grupo promoveram a reflexão utilizando a linguagem do teatro e do humor. A escola conta com 550 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dentre eles 250 em regime integral.
“Os conceitos de educação ambiental e sustentabilidade buscam despertar a criticidade dos alunos, levando-os ao desenvolvimento do zelo pelo meio ambiente. É importante ressaltar a aplicação de conceitos através de uma forma criativa e prazerosa, com o objetivo de despertar em nossos alunos agentes multiplicadores de uma sociedade consciente pelo zelo ao meio ambiente”, afirma Carla Magalhães, supervisora educacional do programa Viva Mais.
Sobre o Viva Mais
O “Programa Viva Mais” tem como objetivo principal promover a melhoria e elevação da qualidade de vida e longevidade da população de Hortolândia, de forma intersetorial por meio da integração de todas as secretarias municipais e sociedade como um todo, levando a execução de ações e projetos em consonância com os fundamentos e pilares do programa.
Sua missão é transformar em ações concretas todos os fundamentos e diretrizes do programa para proporcionar uma vida saudável aos munícipes, atuando com parceria e comprometimento de todos os órgãos da Administração Pública Municipal.
O objetivo é transformar Hortolândia, num horizonte de dez anos, em cidade inteligente e saudável, com pessoas centenárias, felizes, interativas, com excelência na qualidade de vida.
Confira as diretrizes do programa Viva Mais:
1.Educação como ferramenta de pertencimento
2.Atividade Física, Cultural e Lazer
3.Habitação / Moradia Digna
4.Estrutura Familiar e Amizade
5.Alimentação Saudável / Segurança Alimentar
6.Qualidade do Sono
7.Abstinência de Substâncias Nocivas
8.Fé e Confiança
9.Cultura da Paz
10.Segurança
11.Zelo pelo Meio Ambiente
12.Trabalho Prazeroso
Veja abaixo o cronograma Ação Educativa “Zelo Pelo Meio Ambiente”:
02/10 – Emef Patricia M. C. Basso – 10h30,13h30 e 14h30
09/10 – Emef Tarsila do Amaral – 10h30,13h e 14h
16/10 – Emef Jd. Primavera – 10h30,13h e 14h
23/10 – Emef Dayla Cristina S. do Amorim – 10h30,13h30 e 14h30
30/10 – Emef Boa Esperança – 10h30,13h30 e 14h30
06/11 – Emef Marleciene P. P. Bonfim – 20h30
13/11 – Emeief Santa Amélia – 19h
21/11 – Emef Caio Fernando G. Pereira – 19h
27/11 – Emeief Jd. Adelaide – 19h
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98