Nossa Cidade

Escolas da rede ganharão novos computadores

Emeis e Emefs recebem notebooks e tablets nesta quarta-feira (03/06); objetivo do uso dos equipamentos é promover atividades pedagógicas em unidades de ensino

Estudantes da rede municipal de ensino de Hortolândia têm mais um aliado na hora de aprender: a tecnologia. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, disponibilizará cerca de 150 novos computadores para uso em sala de aula por alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, Ensino Integral e da Educação Especial.

Anuncio


Nesta quarta-feira (03/06), às 8h, ocorre a entrega de parte dos 45 notebooks e 100 tablets a representantes de Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental), no Centro de Formação dos Profissionais em Educação “Paulo Freire”.

Além disso, 20 equipamentos que já faziam parte do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) estão sendo atualizados para distribuição entre as unidades da rede. A Emef Taquara Branca “Agenor Miranda da Silva” já recebeu os computadores e, ainda neste mês, os equipamentos, de uso exclusivo em sala, também serão entregues em escolas integrais e de educação inclusiva.

A aquisição dos materiais tem como objetivo promover o desenvolvimento dos alunos em atividades pedagógicas realizadas junto com os professores. Para alunos do Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação Romildo Pardini) e do AEE (Atendimento Educacional Especializado), além de promover o estímulo à concentração com recursos diferenciados, há também a melhora na acessibilidade.

Segundo a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, a oportunidade de levar o conhecimento por meio destas ferramentas tecnológicas a alunos com deficiência é muito importante. “Estamos muito felizes com a oportunização aos nossos alunos deficientes, em prioridade, aulas planejadas e ministradas pelo professor especializado em Educação Especial durante o AEE – utilizando como recurso pedagógico o tablet e/ou notebook. Nós sabemos o quanto eles aprenderão com esta ferramenta lúdica”, destaca. “É compromisso deste governo o investimento efetivo nas pessoas e a continuidade das políticas educacionais, promovendo ações para a qualidade do ensino, a formação e a valorização dos profissionais, tendo como principal protagonista o aluno”, completa Cleudice.

Com os novos tablets, a formação dos professores também resulta em melhor qualidade de ensino: no CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, quatro equipamentos ficarão disponíveis para que os profissionais aprendam a usar a ferramenta de ensino. A definição do conteúdo a ser usado pelas crianças também terá participação dos professores.

Alunos de cinco escolas integrais do município também receberão tablets: EMEB Jd. Interlagos; Emef Viva Mais; Emef Jd. Santiago; Emef Profª Patrícia Capelato Basso e CCE (Centro de Convivência Educacional) “Carlos Vilela”. Nas unidades, os estudantes usarão os recursos nas aulas de Orientação de Estudo e Tecnologia, para fotografar e produzir vídeos, por exemplo.

Segundo a coordenadora pedagógica Fabiana da Silva Santos Rodrigues, que atua no CFPF, os tablets auxiliam os estudantes a ampliar seus conhecimentos gerais e específicos. “É um estímulo para a criança expandir seus conhecimento”, diz Fabiana.

Já no Proinfo, o uso dos equipamentos tem como objetivo promover a formação no uso da tecnologia pelos professores e gestores. Informações sobre planejamento escolar e sistema do Pife (Programa Interação Família Escola Conhecer para Aprender) são alguns dos conteúdos disponíveis nos equipamentos.

Nas 27 Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) da rede, os notebooks têm outra função. Durante o projeto Cantos e Atividades Diversificadas, alunos do Jardim II terão acesso ao material juntamente com os professores, que trabalharão softwares adequados às crianças.

O uso dos tablets pelas crianças, segundo a coordenadora Fabiana, quebra barreiras para os pequenos e também amplia a acessibilidade de alunos especiais. “Existem aplicativos com atividades mais completas do que a que teríamos nos computadores normais. Além disso, muitas crianças têm dificuldade com mobilidade, não conseguem usar o mouse. No tablet, isso não acontece”, destaca Fabiana.

Segundo a coordenadora pedagógica, os benefícios da tecnologia para os alunos são muitos. “A tecnologia melhora o estímulo, motiva a criança, traz acessibilidade e ajuda na concentração, por meio de recursos diferenciados”, explica Fabiana.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo