Após as férias escolares, a Prefeitura de Hortolândia promove formação específica, voltada a profissionais da Educação, participantes do programa Escola de Tempo Integral, retomado no município no segundo semestre de 2017. As duas turmas, organizadas em grupos pela manhã e à tarde, contaram ao todo com 80 professores e aconteceram, nesta segunda e terça-feira (05 e 06/02), no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”. Nesta quarta-feira (07/02), as atividades do programa foram reiniciadas em seis das 15 escolas participantes: Emebs Jd. Interlagos e Josias da Silva Macedo e Emefs Viva Mais (Jd. Santa Clara), Profª. Patrícia Maria Capelato Basso (Jd. São Sebastião), Armelinda Espúrio da Silva (Chácaras Fazenda do Coelho) e Dayla Cristina Souza de Amorim (Jd. Santiago). Nas demais, as atividades começam após o Carnaval, no dia 19 deste mês.
Os professores participaram de cinco oficinas voltadas ao trabalho com alunos de período integral. São elas: Orientação de estudos em letramento, alfabetização e matemática; Projetos: tecnologia e protagonismo social; Práticas esportivas; Práticas artísticas e Musicalização. A formação foi realizada pelo núcleo pedagógico do Ensino Fundamental e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia.
Durante a oficina de Projetos: tecnologia e protagonismo social, por exemplo, discutiu-se a inserção da tecnologia dentro da sala de aula durante as ações do programa. Depois da dinâmica sobre “Trabalho em grupo e a conectividade que temos”, foi realizada uma conversa sobre os desafios da tecnologia, a mudança de olhar sobre o que é tecnologia em sala de aula, entre outros assuntos. O próximo encontro será em março.
“O encontro foi muito produtivo, pois trouxe novas perspectivas para o uso da tecnologia em sala de aula. Buscamos que os educadores explorem a inovação e a criatividade, com o objetivo de despertar nos alunos o protagonismo social, para que eles possam passar de usuários para produtores de conteúdo”, afirmou o Diretor de Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto.
Programa Escola de Tempo Integral
O programa Escola de Tempo Integral visa oferecer a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Neste ano, a iniciativa funcionará em 15 unidades municipais (vide abaixo), beneficiando 2.419 mil alunos. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) desenvolvam o programa, atendendo 4.210 alunos.
Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, atualmente, a rede municipal é formada por 58 unidades de ensino e tem cerca de 24,6 mil matriculados na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (do 1o ao 5o ano) e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Confira as escolas participantes do programa Escola de Tempo Integral em 2018
1. Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jardim Interlagos
2. Emef Dayla Cristina Souza De Amorim – Jd. Santiago
3. Emef Profª. Patrícia Maria Capelato Basso – Jd. São Sebastião
4. Emef Viva Mais – Jd. Santa Clara
5. Emef Profª. Maria Célia Cabral Amaral – Jd. Amanda
6. Emef Dona Ana José Bodini Januário – Jd. Amanda
7. Emef Armelinda Espúrio da Silva – Chácaras Fazenda do Coelho
8. Emef Jardim Primavera
9. Emef Profª. Lilian Cristiane M. de Araújo – Jd. Estefânia
10. Emeb Josias da Silva Macedo – Jd. Nossa Senhora de Fátima
11. Emef Jd. Boa Esperança
12. Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani- Jd. Sumarezinho
13. Emef Renato da Costa Lima – Jd. Amanda
14. Emef João Calixto – Chácaras Nova Boa Vista
15. Emef Villagio Ghiraldelli
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98