Nossa Cidade

Equipes de saúde de Hortolândia recebem capacitação sobre aleitamento materno para melhor atender gestantes e puérperas

Trabalho começou nesta semana com a equipe técnica do CAISM

O leite materno é o melhor alimento para a criança recém-nascida. Ele ajuda o bebê ter uma boa saúde e previne contra doenças. Para melhorar o trabalho de orientação a gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Hortolândia inicia uma capacitação sobre o tema para as equipes da rede municipal de saúde.

Anuncio


A primeira formação foi para servidores do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), nesta terça-feira (26/04). A atividade teve palestras ministradas por profissionais de pediatria, nutrição, odontologia, psicologia e enfermagem. A capacitação ainda realizou uma dinâmica sobre as posições para o aleitamento do bebê e uma demonstração sobre como fazer o armazenamento do leite materno.

De acordo com a pediatra Marta Hirayama, coordenadora da formação, o objetivo é capacitar as equipes de saúde do município para que realizem um melhor atendimento a gestantes e puérperas. “A formação é para qualificar as equipes da rede municipal de saúde para que reforcem as orientações às gestantes e puérperas sobre a importância do aleitamento materno. A Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão das Nações Unidas, recomenda que os bebês devem ser alimentados exclusivamente com o leite materno até os seis meses. O leite materno é uma herança de saúde para a vida toda da criança”, salienta Marta. 

A especialista ainda ressalta que o leite materno diminui o risco do bebê vir a ter doenças e problemas tais como diarreia, alergia alimentar, pneumonia, obesidade, entre outros. A segunda capacitação será na próxima terça-feira (03/05) para os profissionais dos demais setores do CAISM. Nas próximas semanas, a Secretaria de Saúde continuará a ministrar a capacitação paras as equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e do Hospital Municipal Mario Covas.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo