Connect with us

Nossa Cidade

Enfrentamento à violência contra a mulher é tema de debate voltado a alunos da Educação de Jovens e Adultos em Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

Cerca de 70 alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), modalidade de ensino oferecida pela Prefeitura de Hortolândia, participaram, na noite desta quarta-feira (11/11), de um debate sobre o tema “Enfrentando à violência contra a mulher na Pandemia”. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, aconteceu de maneira remota, via plataforma Zoom. O objetivo foi refletir sobre a violência contra as mulheres, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, e as medidas emergenciais propostas para enfrentá-la.

O tema foi abordado pela advogada Thaís Cremasco, feminista, presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Campinas e da Comissão de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas, cofundadora do Grupo/Coletivo Mulheres pela Justiça. O encontro online, idealizado pelo Departamento de Educação Integral, Ensino Fundamental e EJA e Supervisão Educacional, foi mediado pela psicóloga Ana Denadai Schmidt, da Secretaria de Segurança, e contou ainda com a participação dos professores e gestores das quatro unidades escolares da EJA (veja abaixo).

A advogada  Teresinha Marques, representante do CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica) “Débora Regina Leme dos Santos”, órgão da Secretaria de Governo, apresentou aos participantes os serviços disponibilizados pela Prefeitura no acolhimento e proteção à mulher que sofre violência, em Hortolândia. 

Para a palestrante, a violência doméstica contra as mulheres é considerada uma das principais formas de violação de direitos à vida, à saúde e à integridade física. “A violência contra as mulheres é um problema de segurança pública, de justiça e de saúde pública. É um problema social que se alarga em complexidade nesse período”, explica Thaís.

Para a assistente de Direção da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Caio Fernando Gomes Pereira, Cristiane da Silva Gonçalves Pereira, o tema é pertinente para os alunos, visto que é uma realidade da sociedade, que faz parte das vivências de todos e, com a orientação certa, eles podem se tornar fortes para sair da situação ou auxiliar alguém conhecido a pedir ajuda. “O tema da violência contra as mulheres foi tratado de forma ética, transparente e com fácil compreensão. Os alunos se sentiram acolhidos. Acredito que devemos, no próximo semestre, permanecer com essa estratégia de ensino para que os mesmos se familiarizem cada vez mais com as plataformas online e, assim, possamos incorporá-la à nossa metodologia. Parabéns a todos os organizadores pela iniciativa que veio a somar na nossa prática”, concluiu a gestora.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, parabenizou os alunos, mulheres e homens presentes, pela participação e pelo desafio de dialogar sobre um assunto sério e preocupante. “É uma oportunidade discutir, no meio educacional, um tema tão importante, com profissionais de excelência, com acesso a dados nesse assunto e que possam nos ajudar nesta reflexão. É relevante que a gente sempre lembre que o conhecimento liberta e a informação colabora para compreender a realidade, no fortalecimento de políticas públicas que amparem os direitos das mulheres e na propagação dessa demanda junto às famílias, com foco no esclarecimento, nas orientações, nas dúvidas, e que busquem cada vez melhoria da qualidade vida de nossa cidade e na sociedade em que vivemos”, ressaltou a secretária.

Atualmente, há 600 alunos matriculados nas escolas que oferecem EJA no município.

Confira as escolas municipais que oferecem EJA:

Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim

R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, nº 92, no Remanso Campineiro

Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani

R. Lealdo José dos Santos, nº 170, no Jardim Sumarezinho

Emef Jardim Amanda I (CAIC)

Rua Graciliano Ramos, nº 689, Jardim Amanda I

Emef Caio Fernandes Gomes Pereira

Rua Aurora Prado Tanachi, nº 995, no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Confira os contatos no CRAM:

CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) “Débora Regina Leme dos Santos”

Para marcar um horário é necessário entrar em contato pelo telefone (19) 3819-6298, das 9h às 15h.

Plantão: (19) 97171-5655.

Nossa Cidade

Prefeitura conclui mais uma etapa da Operação Tapa-Buraco em mais dois bairros de Hortolândia

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia foi realizada, nesta quinta-feira (13/05), em duas novas regiões da cidade. A ação para evitar a deterioração da malha asfáltica da cidade foi concluída entre as ruas das Rosas e dos Jambeiros, nos limites entre os jardins Malta e do Braz.

O trabalho também aconteceu na rua Alfredo Gomes entre as vilas Real e São Pedro. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as ruas são residenciais e recebem grande fluxo de veículos de moradores e visitantes. A intervenção nestes locais ainda tem como objetivo evitar acidentes de trânsito com pedestres e motoristas, além de danos à veículos.

Desde o início do ano, a Prefeitura investe na recuperação do asfalto das ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Para a realização da Operação Tapa-Buraco, toneladas de massa asfáltica são colocadas sobre os buracos para recuperação do pavimento. De janeiro a abril, já foram utilizadas aproximadamente 420 mil toneladas do produto nas ruas da cidade.

As equipes iniciam o trabalho pelo corte e limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local a ser aplicado o novo pavimento. Após toda essa preparação, é realizado o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Se a área for muito ampla, também é aplicado o rolo de pneus.

MAIS AÇÕES PARA A SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Além da Operação Tapa-Buraco, outro serviço de zeladoria realizado pela Administração Municipal para contribuir com a segurança viária é a pintura das guias. Desde a semana passada, o trabalho foi realizado nas avenidas Anhanguera e São Francisco de Assis. Nesta semana, receberam a pintura das guias as avenidas da Emancipação, Olívio Franceschini, além de ruas próximas ao Paço Municipal Palácio das Águas e a rotatória do Supermercado São Vicente, na região Central. O objetivo da pintura é contribuir com o embelezamento da cidade e, também, auxiliar a visibilidade no período noturno, evitando acidentes.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Começou a revitalização na praça “A Poderosa” com mutirão de poda do mato

Portal Hortolândia

Publicado

em

Banner

A Prefeitura de Hortolândia iniciou as ações de zeladoria, manutenção e limpeza na praça A Poderosa, uma das principais áreas de lazer de Hortolândia, localizada no Jardim Rosolém. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, um mutirão de poda do mato acontece, desde o começo da semana, no local. A ação é a primeira de uma série de atividades que acontecerão nos próximos meses. Na semana passada, o prefeito Zezé Gomes visitou o local para uma vistoria prévia.

Além da poda do mato e da limpeza geral realizadas, periodicamente, a praça passará também por poda de árvores, além de pintura da arquibancada, dos bancos de descanso e de todo o entorno. O objetivo é revitalizar o espaço para atividades culturais e fomentar o comércio, para que a área seja utilizada pelas famílias da cidade como mais um ponto de encontro e lazer gratuito. 

De acordo com a Secretaria de Cultura, a ideia é fazer no espaço pinturas grafittis que expressam a arte das ruas, além de outras intervenções artísticas. Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação prepara um edital para a convocação de comerciantes que queiram utilizar o espaço para comercialização de produtos. Já a Secretaria de Serviços Urbanos fará a reforma e manutenção da área.

ILUMINAÇÃO

Outra ação que contribuirá para a revitalização da praça é a implantação de sistema de iluminação modernizado. Ruas, avenidas e as áreas públicas da cidade também recebem investimento em modernização do sistema de iluminação. Este trabalho já  foi concluído no Parque Chico Mendes, na região Central e está em andamento no CREAPE (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola) e no Parque Socioambiental do Jardim Novo Ângulo. 

Os parques, praças e áreas públicas recebem mais postes, com lâmpadas LED, que conferem maior potencial de luminosidade, além de sistema de monitoramento inteligente por meio de sensores nas lâmpadas. O sistema de modernização da iluminação de Hortolândia já conta com mais de 20 mil lâmpadas de LED instaladas de um total de 22 mil lâmpadas.

Continue Lendo

Nossa Cidade

PAT de Hortolândia está com 104 vagas de emprego

Prefeitura

Publicado

em

Banner

Tem notícia boa para quem procura emprego. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, está com 104 vagas de emprego. Destas, 30 são para corretor de imóveis. Há ainda vagas para encanador (15 vagas), eletricista (15 vagas), auxiliar de pedreiro (15 vagas), ajudante geral (15 vagas), eletricista predial (6 vagas), encanador predial (6 vagas), pintor predial (1 vaga) e mecânico diesel com Habilitação A/B (1 vaga). As datas e os locais da entrevista para as vagas serão informados aos interessados que comparecerem no órgão. O PAT fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. Em virtude da pandemia do Coronavírus, o órgão funciona em horário reduzido, das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira. O atendimento é feito de acordo com os protocolos sanitários que incluem uso obrigatório de máscara e distanciamento.

Para as vagas de corretor de imóveis é necessário ter Ensino Médio. O salário não foi informado.

Os interessados nas vagas de encanador, eletricista, auxiliar de pedreiro e ajudante geral devem ter Ensino Fundamental completo e noções de básicas de construção e impermeabilização. Os salários não foram divulgados. 

Para as vagas de eletricista predial os requisitos são ter Ensino Fundamental completo e experiência em redes de alta e baixa tensão, cabines e quadros de força, manutenção de motores, transformadores, reatores e equipamentos elétricos em geral. O salário é de R$ 1.946,74.

Os candidatos para as vagas de encanador predial devem ter Ensino Fundamental completo e experiência na área. O salário é de R$ 1.946,74.

Já para a vaga de pintor predial os interessados devem ter concluído Ensino Fundamental e ter experiência no cargo. O salário não foi divulgado.

Para a vaga de mecânico diesel com habilitação A/B é necessário ter Ensino Fundamental completo e experiência na área. O salário não foi informado.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares