Nossa Cidade

Empresas do APL do pão de queijo iniciarão auditorias para obter o selo de qualidade

O APL (Arranjo Produtivo Local) do pão de queijo dá mais um importante passo na formalização do selo de qualidade. A Prefeitura de Hortolândia e as empresas integrantes do APL definiram que as vistorias e as auditorias para a obtenção do selo de qualidade serão iniciadas em março. Esta é uma das pautas discutidas na primeira reunião deste ano do APL, realizada na quinta-feira (06/02). O APL é uma ação da Prefeitura em parceria com empresários, com o objetivo de fortalecer o setor produtor de pão de queijo do município. Participam do APL as empresas Alimentos Bertin, Cynbom, Dona Anália, Freskimassas, Malheiros, Massas Chef, Pancremo, Pão de Queijo Fiel, Pozelli Alimentos e Sabor Paulista.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, inicialmente, as empresas do APL farão uma vistoria, que será uma prévia para as auditorias. A vistoria é opcional e poderá ser feita por profissionais das próprias empresas (engenheiro ou nutricionista), por meio de um relatório, ou pela nutricionista da ETEC (Escola Técnica Estadual) de Hortolândia que integra o APL. 

Anuncio


Após a vistoria, as empresas terão que realizar uma auditoria interna e uma auditoria externa. “A equipe técnica do APL, formada por engenheiros de alimentos e nutricionista, criou um checklist para as auditorias baseado em todas as normas vigentes de alimentação”, explica a coordenadora do APL e economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Alessandra Rosa. 

Cada empresa do APL também poderá determinar um profissional para fazer a auditoria interna por conta própria. A auditoria interna também poderá ser feita por profissionais das próprias empresas que integram o APL, que também deverão elaborar um relatório. Já a vistoria externa será realizada por empresa ou profissional a serem contratados pela ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia). 

A coordenadora do APL destaca ainda que a certificação final para o selo de qualidade está prevista para julho e acontecerá de acordo com o andamento das auditorias. O selo de qualidade terá as categorias Básica, Intermediária e Plena. “As empresas consideradas aptas receberão a certificação na categoria básica e, após um ano, passarão por nova auditoria e deverão realizar uma análise microbiológica como critério da categoria intermediária. A passagem de categorias garante a manutenção e permissão para uso do selo de qualidade”, salienta Alessandra Rosa. 

Outra pauta definida na reunião foi a participação das empresas do APL numa oficina sobre fluxo de caixa, que será realizada, na próxima quarta-feira (12/02), pelo posto do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Aqui. O objetivo é fazer com que as empresas qualifiquem suas áreas administrativa e de produção.  

SELO DE QUALIDADE

A Prefeitura criou, em 2019, o APL do pão de queijo com o objetivo de fortalecer o setor produtor da cidade. Em outubro do ano passado, a Prefeitura fez o lançamento oficial do selo de qualidade durante o evento Inova Campinas Trade Show 2019. O projeto do selo foi definido nas reuniões do APL.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Monique Freschet, destaca que o APL é uma iniciativa da Prefeitura para fazer com que Hortolândia seja reconhecida em âmbito nacional como a capital do pão de queijo. “Para isso, o selo vem com o papel de intensificar e externalizar a qualidade do pão de queijo produzido no município. Na primeira reunião deste ano com os empresários do setor e técnicos da área, o APL formalizou o início das auditorias para a processo de obtenção do selo de qualidade. A sinergia entre setor público, empresários do setor de pão de queijo, Sebrae e ETEC demonstram o sucesso e a capacidade de sustentabilidade do projeto”, salienta Monique.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo