Mais de 200 alunos do 4º ano da rede municipal de Hortolândia participaram, nesta semana, de palestras sobre eficiência energética e sustentabilidade. A ação é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
As atividades aconteceram:
- Quinta-feira (04/09): EMEF Lílian C. Martins de Araújo (Jd. Estefânia) para 110 crianças.
- Sexta-feira (05/09): EMEF Dayla Cristina Souza de Amorim (Jd. Santiago) para 100 crianças.
Ministrada pelo diretor Ricardo Zanoni, a palestra abordou o uso equilibrado dos recursos naturais – como obter mais, utilizando menos – e mostrou dicas práticas para reduzir desperdícios de energia e água. O tema está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os que tratam de bem-estar e energia acessível e limpa.
Ação local, impacto global
A Prefeitura já coloca em prática projetos de eficiência energética que servem de exemplo, como:
- Usinas Solares: 21 usinas fotovoltaicas que abastecem cerca de 100 prédios públicos, gerando uma economia anual superior a R$ 4 milhões.
- Iluminação Pública LED: 100% da iluminação pública modernizada, trazendo mais segurança, economia e valorização aos espaços urbanos.
- Paço Municipal: Construído para concentrar secretarias e serviços, otimizando o atendimento e o trabalho dos servidores.
Os ODS são metas globais estabelecidas pela ONU para promover o desenvolvimento sustentável até 2030, unindo esforços de governos, empresas e cidadãos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









