Nossa Cidade

Educação de Hortolândia é citada em eventos europeus

O setor de educação de Hortolândia, mais precisamente o projeto Escola-Outra, que é fruto da parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e a UFScar, está em seu terceiro ano de atividades e já está rendendo frutos importantes.

Por meio do projeto, estão sendo desenvolvidas pesquisas e intervenções pedagógicas que projetam a cidade no cenário nacional e internacional, com relatos em congressos e eventos científicos em vários países. Além disso, estudos recentes têm sido publicados em revistas acadêmicas de grande relevância.

Anuncio

Segundo o Prof. Dr. Flávio Caetano da Silva, responsável pela cooperação técnica na UFScar, a experiência da formação continuada tem sido bastante positiva e a intenção é que o projeto se expanda, constituindo uma Rede de Escolas-Outras. A ideia é focar nas potencialidades dos profissionais da educação, crianças e jovens participantes do projeto, criando uma Escola-do-Saber que se preocupa com as vidas de seus participantes.

Veja os congressos em que o projeto “Uma Escola Outra”, referente à educação de Hortolândia, foi apresentado:

1.Comunicação Oral, realizada na Universidade do Quebec, Montreal, Canadá, em maio de 2022. O projeto Escola-Outra foi apresentado no âmbito do evento, que contou com representantes do projeto “Escolas Alternativas do Quebec” (REPAQ -Rede de Escolas Alternativas do Quebec). Havia representantes dessa rede de escolas do Canadá bem como de escolares com projetos similares, da França e da Bélgica. No evento, o projeto desenvolvido em Hortolândia passou a ser conhecido nesses países.

2.Mesa sobre as atividades do projeto, no Seminário Internacional “Mentoria de diretores escolares”, realizado em junho de 2022, em Brasília, DF. O evento contou com a presença do Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, e representantes das escolas-piloto de Hortolândia – participantes do projeto. Na ocasião, o projeto foi apresentado a representantes escolares e de redes de educação de todos os Estados do Brasil.

3.Comunicação Oral intitulada “Círculo de conversa Dispositivos (auto)biográficos com estudantes universitários: pesquisa-formação em rede”, no evento internacional Universidade Estadual da Bahia / UNEB, em setembro de 2022, voltado para projetos desenvolvidos nas temáticas de biografias como processos de formação, promovido pelo GIS (Grupo de Interesse Científico) ligado à Universidade Paris 13 Nord. Foi exposta a trajetória do projeto realizado em Hortolândia, no âmbito da Escola-Outra.

4.CIEP 175, em São João do Meriti, RJ, no evento intitulado “X Seminário de Formação de Práticas Pedagógicas “Kindezi”, em outubro de 2022. A convite da direção da escola, houve a apresentação do projeto Escola-Outra, realizado em Hortolândia. A equipe escolar buscava detalhes do projeto, pois estava interessada em conhecê-lo e já considerando aderir ao mesmo.

5.Simpósio, voltado a exposições orais, sobre o Projeto Escola-Outra, no âmbito de evento internacional, denominado “Le Paradigme du Biographique à L’ère de L’anthropocène”, na Maison de La Science de L’Homme, entidade vinculada à Universidade Paris 13, Nord, na cidade de Paris, França, em fevereiro de 2023. Houve comunicações orais, nas quais o Projeto Escola-Outra foi o centro das temáticas.

Artigos do curso de pós e do projeto Escola-Outra, de 2021 a 2022, já publicados:

CAMBIAGHI, Rodrigo; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes. Ateliês biográficos de projeto: uma possibilidade presente nas aulas de educação física escolar na rede pública de ensino. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 54-71, setembro-dezembro/2022.

LUZ, Ana Carolina Galdino; Silva, Flávio Caetano. O eu, o outro e o nós: mobilizações e inspirações no contexto escolar. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 43-53,setembro-dezembro/2022.

MACEDO, Fabiana de Carvalho; NOVAES, Daniel. A relação entre o brincar e o aprender na educação infantil: formas outras de imaginar e criar em tempos de habilidades e competências. Revista Linha Mestra, n 48, p. 103-113, set-dez 2022 

MEDEIROS, Yuri Diogo de; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. Um olhar do zelador: a subjetivação, a normatização e a situação de fracasso escolar. Educação em Revista, V.22, nº 2. 2021.

NASCENTE, Renata Maria Moschen; BREDA, Alice Cristina. O papel social da escola na educação: do controle ao respeito integral do saber. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 251-260, maio-agosto/2022.

ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes. A narrativa autobiográfica na formação docente. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 83-94,setembro-dezembro/2022.

POLVERE, Susimara de Souza. ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. A tecnologia no ambiente escolar em tempos de pandemia. Educação Básica em Revista, V. 7, nº 1, 2021

RIBEIRO, Leni da Silva; MATTOS, Hellen Cristina Xavier da Silva. Um estudo da arte sobre a trajetória escolar e a prática pedagógica. Revista Perspectivas em Diálogo, Naviraí, v. 10, n. 22, p. 341-360, jan./mar. 2023 

SCAGLIA, Fabrina Terezinha Falaguasta Barbosa; SILVA, Viviane Cardoso. Formação de professores: a relação do saber teórico na prática educativa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 18-29, setembro-dezembro/2022.

SILVA, Mariette Mari Fanton. A Relação com o saber: ações de docentes e gestores para uma aprendizagem efetiva. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 35, p. 261-279, maio-agosto/2022. 

SILVA, Flávio Caetano da. Saberes dos diretores e a cultura colaborativa. (p.65-78) in: Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. Maria Cecília Luiz [Org.].São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SILVA, Flávio Caetano da. As figuras do aprender de diretores e a Escola-Outra (p.99-116) in: Mentoria de diretores de escola: orientações práticas. Maria Cecília Luiz [Org.].São Carlos: Pedro & João Editores, 2022.

SILVA, Flávio Caetano; RODRIGUES, Fabiana da Silva Santos. Biografia e formação na escola pública. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 03-17, setembro-dezembro/2022.

SOUZA, Evelyn de Oliveira; ONÓFRIO, Roberto Marcos Gomes de. Avaliação formativa e sua contribuição para os alunos com baixo rendimento escolar. Cadernos da Pedagogia, v. 15, n. 33, p. 31-44, setembro-dezembro/2021.

ULIANA, Rúbia Mara Moreira Andrade; BATISTA, Raquel Aparecida. Fracasso escolar: de que é a culpa. Cadernos da Pedagogia, v. 16, n. 36, p. 72-82, setembro-dezembro/2022. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo