Nossa Cidade

Economia solidária oferecerá novos cursos para microempreendedores

Quem é microempreendedor em Hortolândia terá mais oportunidades de se capacitar para atuar no mercado de trabalho. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, oferecerá novos cursos para este público, em parceria com o SENAC Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A formação voltada para pessoas com potencial para atuar na Economia Solidária, programa do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, começa em setembro deste ano e tem duração de 40h.

Para participar, microempreendedores devem passar por análise no Centro Público de Economia Solidária, órgão da Secretaria, a fim de verificar se cumprem os critérios necessários para aderir ao programa Economia Solidária. É necessário levar documentos pessoais e comprovante de residência. O Centro Público fica na Rua Alda Lourenço Francisco, 231, Remanso Campineiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Anuncio


A capacitação para os empreendedores abordará os seguintes temas: a economia solidária como princípio da estruturação e da gestão de empreendedorismo; o cooperativismo como modelo de empreendedorismo autogestionário, democrático e transparente; as ferramentas de gestão como facilitadores do trabalho do gestor; noções de finanças, formação de preços e custos; noções de empreendedorismo; noções de marketing e vendas; ética e cidadania e sustentabilidade.

O programa Economia Solidária disponibilizará também, a partir de agosto, formação específica para Agentes de Desenvolvimento Local (funcionários da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social). Com duração de 160h, os principais conteúdos trabalhados na formação serão: redes sociais e desenvolvimento local; participação popular e democracia participativa; políticas públicas; elaboração de projetos; metodologia de desenvolvimento local; relações e diferenças entre trabalho e emprego; o mundo do trabalho e suas principais transformações; modalidades de carreira e de vínculos trabalhistas – aspectos legais para os mercados formal e informal; postura ética nas relações de trabalho; desenvolvimento pessoal e profissional: planejamento de metas, avaliação e formação continuada.

O projeto de formações visa atender 20 Agentes de Desenvolvimento Local e até 302 empreendedores.

“Queremos buscar, realmente, as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade, trabalhar essa questão social, para ir além do empreendedorismo”, destaca a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Paula Andrea Nista.

 “Nosso objetivo é fazer com que mais pessoas tenham acesso à economia solidária”, diz Gérson Ferreira, gerente do Departamento de Trabalho e Geração de Renda.

Novidades em 2016

Empreendedores de toda a cidade já podem esperar por outras novidades na Economia Solidária para o próximo ano. Em 2016, o Centro Público de Economia Solidária passará por reestruturação, com o objetivo de ampliar as atividades do local. Uma das funções do espaço é inserir os empreendedores em eventos da Administração Municipal

Além disso, Hortolândia passará a contar, no mesmo ano, com a Associação de Empreendedores e com três novas feiras da Economia Solidária.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo