Estudantes da rede municipal de educação de Hortolândia, inscritos no programa de Educação Integral da Prefeitura, encontram no Espaço “Educação em Rede” diversas atividades lúdicas para realizar, mesmo durante o período do recesso escolar. No município, a tradicional parada do meio do ano foi antecipada, por meio da resolução municipal n° 2 da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em razão da entrada da região na Fase Vermelha Emergencial do Plano São Paulo, a partir desta segunda-feira (15/03).

Embora voltadas aos estudantes da Educação Integral, as atividades estão disponíveis a todos os 26 mil estudantes da rede, por meio deste link: https://ensinofundamentalhortolandia.blogspot.com/search/label/Educa%C3%A7%C3%A3o%20Integral. Há jogos variados, alguns de tabuleiro e outros individuais; exercícios para mexer o corpo; desafios musicais, envolvendo noções de equilíbrio, intensidade do som e percussão; desenho e pintura, dentre outros.

As atividades estão organizadas em quatro Estações de Vivência — “Orientação de Estudos e Acompanhamento Pedagógico”, “Projeto de Vida”, “Linguagens Artísticas” e “Esporte e Lazer”, mas há também sugestões de “Atividades legais para fazer em casa”, acessíveis neste um link específico https://educacaointegralhortolandia.blogspot.com/.

“Durante o período do recesso, as atividades da Educação Integral continuam sendo postadas no Espaço ‘Educação em Rede’. O objetivo é direcionar os alunos para atividades que eles possam desenvolver em casa, junto com a família, proporcionando aprendizado e diversão. As atividades planejadas pelos agentes educacionais seguem um viés lúdico e, ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades cognitivas e socioemocionais”, afirma o diretor do Ensino Fundamental e da Educação Integral, José Luís Menegoro.

Recesso escolar

O recesso escolar nas 58 unidades que compõem a rede municipal de ensino, anteriormente marcado para acontecer no período de sete a 23 de julho, passa a ser de 15 de março a primeiro de abril. Desde o início da pandemia no país, as aulas presenciais na rede municipal estão suspensas, sendo disponibilizadas aos alunos atividades pedagógicas impressas e entregues nas unidades escolares ou postadas no Espaço “Educação Na Rede”, hospedado no site oficial da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

Protocolos de retomada

Em janeiro deste ano, antes do início letivo, a Administração Municipal divulgou um protocolo de retomada das atividades escolares. Elas recomeçaram em fevereiro, de forma totalmente remota. Com a adoção das medidas emergenciais, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que já havia adiado para abril o início das aulas presenciais, decidiu antecipar o recesso escolar.

Com isso, o protocolo de retomada das aulas sofre nova alteração, mudando a data de retomada gradual das aulas presenciais de cinco de abril para três de maio. A partir do dia 26 de abril, está previsto o planejamento de retomada presencial com as equipes de todas as unidades escolares da rede municipal de Hortolândia, assim como das escolas conveniadas, por meio do Programa Bolsa Creche.

 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia