Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla com orientação sobre a doença em Hortolândia

de Editor
cerebro

Hoje (30), é Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla e a população de Hortolândia receberá orientação sobre essa doença ainda pouco conhecida. De acordo com a clínica geral do PADO (Programa de Atendimento Domiciliar), órgão da Secretaria de Saúde, a médica Marcia Chaparro, essa é uma questão crônica autoimune do sistema nervoso central que causa lesões no cérebro e na medula espinhal.

Ou seja, o sistema imunológico ataca a mielina, uma substância que envolve e protege as fibras nervosas, que são prolongamentos dos neurônios (células do sistema nervoso). A doença apresenta sintomas variados, como cansaço intenso, dormência ou “formigamento” em membros, dor e/ou coceira nos braços e nas pernas, problemas de visão, fala lentificada e dificuldade para engolir. “Outros sintomas também são alterações de coordenação motora ou cognitivas (perda de memória). Em razão disso, a pessoa não consegue mais realizar tarefas diárias”, alerta a médica.

Segundo alguns especialistas, a doença pode ser causada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais. A doença acomete mais mulheres na faixa etária de 20 a 40 anos.

Grupo de apoio para quem foi diagnosticado com Esclerose Múltipla

Um grupo que reúne pessoas para compartilharem suas experiências sobre a enfermidade foi criado na cidade e, para quem quiser entrar em contato é só ligar para (19) 98851-2944.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Você pode gostar

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais

Privacy & Cookies Policy