Nossa Cidade

Dia Mundial da Bicicleta – A expansão do uso da Bike em Hortolândia

Nesta quarta, 03 de junho, é comemorado no mundo todo o Dia Mundial da Bicicleta, a data está sendo comemorada de forma discreta, pois em alguns países as regras do fim da quarentena ainda não permitem grandes concentrações de pessoas.

Nos últimos meses, as bicicletas parecem ter conquistado as ruas de Hortolândia. Muitos usam como alternativa de lazer, outros como meio de transporte e há aqueles que usam como ferramenta de trabalho; como os entregadores de aplicativos.

Há quem diga que o uso cotidiano da bike veio para ficar e há também aqueles que defendem que o uso da bicicleta neste momento seja efémera e que tudo volte ao normal quando a população regressar por completo às ruas.

“Houve um grande aumento da utilização da bicicleta desde que a pandemia se instalou, é notável que as pessoas estão utilizando mais a bicicleta do que é habitual” como meio de transporte alternativo, sobretudo “para deslocações curtas, até 10 ou 20 kms”, diz Walther Barros, ciclista Hortolandense e membro da UCB (União dos Ciclistas do Brasil).

A pandemia também fez aumentar a venda por bikes, o setor comemora. O ciclismo é uma atividade cíclica, isto é, de repetição de um movimento, usada como meio de locomoção através de uma bicicleta e que pode ser praticada de diversos jeitos, de forma competitiva ou recreativa. Também pode ser realizada em academias de forma individual ou em aulas em grupo através do ciclismo indoor (spinning).

De acordo com Pedro Haudenschild, ciclista profissional por muitos anos e gerente comercial da KSW bikes, o “ciclismo é um esporte fantástico, já que é o único onde o atleta é tanto o piloto quanto o motor”.

“Quem começa a andar de bicicleta trabalha várias áreas do corpo, como as coxas, glúteos e pernas, além da musculatura abdominal e da região lombar”, explica o ortopedista Antônio Alexandre Faria.

O ortopedista Marco Antônio Ambrósio também frisa a importância do cuidado para evitar as lesões musculares, sempre lembrando-se realizar alongamento no início e no final. Além disso, “é preciso ter consciência de sua capacidade física”, afirma o especialista.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...