12 de julho de 2024
Nossa Cidade

Dia do Professor foi celebrado com música em Hortolândia

Prefeito compareceu ao show de homenagem

Dia do Professor foi celebrado com música em Hortolândia

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realizou, na noite desta terça-feira (15/10), uma homenagem especial em comemoração ao Dia do Professor. Realizado no auditório Arlete Afonso do IASP (Instituto Adventista São Paulo), o show com a professora de História, pesquisadora da MPB (Música Popular Brasileira), cantora e cavaquinista Ilcéi Mirian, contou com a presença do prefeito Antonio Meira e da primeira-dama e secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.

Embalados por músicas que contam a história do Brasil, os profissionais da educação comemoraram a data em alto astral, em uma noite descontraída e de confraternização. O evento reuniu também diversos secretários municipais: Rosana Nascimento (Inclusão e Desenvolvimento Social), Sandra Fagundes Freire (Chefia de Gabinete), Francisco Raimundo da Silva (Habitação), Marcelo Borges (Segurança) e Marcelo Zanibon (Planejamento Urbano).
Cantando a História do Brasil

No show, intitulado “Cantando a História do Brasil”, Ilcéi fez um passeio pela História do País, contextualizando as canções apresentadas. Cantou vários sucessos do cancioneiro popular, como “Apesar de Você”, de Chico Buarque, e “Caminhando e cantando”, de Geraldo Vandré, com o objetivo de preservar a memória cultural e musical do País. O trabalho tem a direção geral de Marcos Ferreira e figurinos de Wanda Pires. A cantora é acompanhada pelo Grupo Bambas da MPB.

O prefeito Antonio Meira ressaltou a importância do professor na vida de cada um. “Quando percorro a cidade, ouço elogios quanto ao seu desenvolvimento e crescimento. Atribuo isso também ao trabalho que vem sendo desenvolvido na educação de nossos cidadãos”, disse.

Para Márcia Camargo Elias, professora há 19 anos na Emef (Escola Municipal de Educação Fundamental) Patrícia Maria Capelato Basso, localizada no Residencial São Sebastião, o evento fez lembrar a infância. “Fui criada no Rio de Janeiro, nas rodas de samba, e o evento de hoje trouxe saudade, lembrança da família e de outros tempos. Bem interessante como a música mexe com a gente”, destacou.

De acordo com a assistente de direção, Carla Calili Camargo, da Emef Janilde Flores Gaby do Vale, o espetáculo proporcionou um momento de descontração. “Rever amigos, conversar e, claro, valorizar o Dia do Professor com cultura brasileira é tudo de bom”, comentou. “Gosto muito de música e achei uma ótima iniciativa da Secretaria de Educação”, completou o diretor escolar, José Luis Menegoro, da Emef Dona Ana José Bodini Januário, do Jardim Amanda.

Já o professor de Língua Portuguesa, Jefferson Barbosa, da Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim achou tudo muito interessante. “Comecei a lecionar em Hortolândia em junho deste ano e já deu para perceber o clima de carinho, alegria e respeito”, afirmou.

“A cantora fez um resgate das nossas origens, um verdadeiro retrospecto com textos que mostram a chegada dos portugueses ao Brasil até os dias de hoje, com diversas músicas que marcaram épocas. Muito original e criativa”, revelou Donizeti Chagas de Faria, Diretor do Centro de Formação Paulo Freire.

A secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira, agradeceu o trabalho dos professores e educadores. “É uma honra comemorar este dia tão importante com uma aula de história cantada. É pertinente lembrar que atuamos na formação humana, transformando vidas, com carinho e respeito”, destacou.

Confira o repertório do show:

Hino do Brasil
Desde que o Samba é Samba – Caetano Veloso
Carinhoso – Pixinguinha
Delegado Chico Palha – Zeca Pagodinho
Pelo telefone – Martinho da Vila
Ô abre alas – Chiquinha Gonzaga
Garota de Ipanema – Vinícius de Moraes e Tom Jobim
Caminhando e cantando – Geraldo Vandré
Apesar de você – Chico Buarque
O sol nascerá – Cartola
Samba de Roda – Ilcéi Mirian
Andaça – Beth Carvalho
Conto de areia – Clara Nunes
Como os nossos pais – Elis Regina
O Bêbado e A Equilibrista – João Bosco e Aldir Blanc
Isto Aqui o Que É – Ary Barroso
O Que É, O Que É? – Gonzaguinha

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia



Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98