Hoje, dia 17 de agosto, é comemorado o Dia do Pão de Queijo e, há alguns anos, Hortolândia ganhou o título de “Capital do Pão de Queijo”. A cidade tem uma expressiva produção e consumo desse tradicional alimento e essa relação afetiva tem a ver com a grande quantidade de moradores do estado de Minas Gerais que vieram para cá.
O título não é por acaso. a cidade abriga mais de 50 fábricas que se dedicam à produção do pão de queijo. Em conjunto, geram uma produção mensal de impressionantes 3 mil toneladas e um faturamento anual de R$ 35 milhões.
Esse fenômeno reforça a rica diversidade cultural que o Brasil oferece, onde tradições regionais podem se entrelaçar e florescer em diferentes partes do país. A presença do pão de queijo como elemento de identidade gastronômica também ressalta como as tradições alimentares podem unir pessoas, lembrando-lhes das raízes e proporcionando momentos de aconchego e sabor.
Como surgiu o Dia do Pão de Queijo?
Quem propôs a comemoração foi a apresentadora Ana Maria Braga que, em 17 de agosto de 2007, durante a final de um concurso chamado ‘o melhor pão de queijo do Brasil’ disse, em tom de brincadeira, que fizessem daquela data um momento especial para aquela iguaria. E isso foi levado a sério!
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98