Com a chegada do verão, aumenta a preocupação com a Dengue, e a vacinação continua sendo a forma mais segura de proteção. A Prefeitura de Hortolândia alerta famílias e responsáveis para que levem crianças e adolescentes, de 6 a 16 anos, para tomar a vacina, que é aplicada em duas doses com intervalo de três meses.
Segundo a Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal no município segue baixa: apenas 16% (2.481 doses) para a 1ª dose e 5% (826 doses) para a 2ª dose. A coordenadora do Programa de Imunização, Ana Paula Fernandes, reforça a importância de completar o esquema vacinal:
“A proteção total contra a Dengue só é garantida após a aplicação das duas doses. Mesmo quem ultrapassou o intervalo de três meses entre as doses pode e deve completar a imunização. O imunizante começa a fazer efeito após três semanas da aplicação.”
Onde vacinar
A vacina contra a Dengue está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com aplicação de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30.
Hortolândia iniciou a vacinação contra a Dengue em 17 de abril de 2024, com a segunda dose sendo aplicada a partir de 17 de julho. Para ampliar a cobertura e evitar perdas de doses, a Prefeitura estendeu a faixa etária de vacinação para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos desde 1º de outubro.
Esforços no combate à Dengue
Além da vacinação, a Prefeitura realiza semanalmente ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, com visitas casa a casa para identificar e eliminar criadouros. Nesta semana, as atividades da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) estão concentradas nas regiões do Jardim Amanda, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora e Jardim Santa Emília.
Até o momento, Hortolândia registrou:
- 14.929 notificações de Dengue, com 4.745 casos positivos e sete óbitos;
- 23 notificações de Chikungunya, sendo dois casos confirmados;
- Nenhum caso de Zika em 2024.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98