12 de junho de 2024
Nossa Cidade

Defesa Civil de Hortolândia alerta população sobre período de estiagem

defesa-civilCuidados com saúde e meio ambiente devem ser reforçados neste período

Como forma de evitar transtornos ocasionados pela baixa umidade do ar, registrada em 19.4%, nesta sexta-feira (22/08), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Defesa Civil, orienta sobre ações preventivas que devem ser adotadas neste período. Com o tempo seco, provocado pela escassez de chuva, o município reforça ações de cuidados com a saúde, economia de energia elétrica e prevenção de incêndios e queimadas.

A Defesa Civil do município orienta a população sobre os cuidados com a saúde, como o aumento do consumo de água e frutas, hábitos que evitam a desidratação. Objetos que acumulam poeira como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia devem ser evitados.
Em locais fechados, de atendimento ao público, como consultórios, hospitais, escritórios e escolas, é necessário manter bebedouros, inclusive de emergência (potes e garrafas) em número acima dos já existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água, além de manter os ambientes com a máxima ventilação possível.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Iluide Carbonero, é preciso evitar práticas como queima de lixo, fogos ou qualquer tipo de queimada. Além disso, é necessário economia de água e energia elétrica. “O fogo e, consequentemente, a fumaça, são prejudiciais para o meio ambiente e também para a saúde das pessoas. É importante também economizar água em virtude da diminuição nos reservatórios e energia elétrica”, alerta Carbonero.

Fonte: Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98