Connect with us

Nossa Cidade

Debate sobre “Intolerância religiosa e preconceito” reúne mais de 80 participantes

Publicado

em

Banner

Mais de 80 pessoas prestigiaram a palestra desta quarta-feira à noite (24/03), sobre “Intolerância religiosa e preconceito”. O evento faz parte da programação especial do Mês da Mulher, elaborada pela Prefeitura de Hortolândia.

Todos os encontros trazem temas relevantes para o fortalecimento do protagonismo feminino e acontecem de maneira online e remota, em razão da pandemia do Coronavírus (veja abaixo). Os diálogos são uma iniciativa do Setor de Políticas Públicas para Mulheres do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo, em parceria com o CMDM (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher) e a ONG (Organização Não Governamental) “Mulher em Ação: na construção de uma sociedade melhor”.

Durante o debate, Karen Larissa de Cagliari Gonçalves, atual presidente do JMDB (Ala Jovem do Movimento Democrático Brasileiro) de Hortolândia, relatou que sofre com preconceitos desde muito jovem, por ter sido mãe aos 16 anos. Após o nascimento do filho, conseguiu terminar o Ensino Médio, o técnico em nutrição, segurança e informática e hoje cursa Direito. Em 2020, foi candidata à vereadora e sofreu preconceito, novamente. Ela diz que se inspirou em Antonieta de Barros, a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular, que se alfabetizou tarde e venceu.

Já Rubiane Soares Viana Mendes, diaconisa da Igreja Adventista Central de Hortolândia, ressaltou que a mulher ainda hoje é vista como sexo frágil, embora ocupe posições e cargos altos. Ela, que trabalha com o projeto social “Juntos somos mais” há 12 anos, ajudando famílias carentes, pessoas em situação de rua e moradores de casa de recuperação, acredita que, para superar o preconceito, a mulher precisa descobrir sua identidade, se destacar, ter propósito. “Ela tem que estar ao lado do homem, não atrás dele”, comenta, percebendo o preconceito mesmo dentro da própria igreja, já que há pessoas que não aceitam que mulher seja pastora e suba ao púlpito para levar a palavra de Deus, embora seja bíblico que a mulher ajudou o apóstolo Paulo em sua missão evangélica.

A terceira convidada, Doné Eleonora, ressaltou que há 30 anos luta contra a intolerância às religiões de matriz africana, as que mais sofrem com esse comportamento cultural, que têm como origem outro problema grave: o racismo. Segundo ela, dentro do Cristianismo, ainda há grupos que perseguem candomblecistas e umbandistas, numa prática de intolerância religiosa, uma construção moderna cuja base está no racismo estrutural existente no Brasil. “A espiritualidade nada tem a ver com isso. É uma busca do bem comum. Buscamos a paz”, afirma.

“Foi muito bom esse trabalho de ontem, me surpreendeu. Tanto que as participantes estão pedindo que continue essa roda de conversa, mesmo depois do Mês da Mulher”, afirma a chefe do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, Izabel Herdeiro.

Mês da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia oito de março. Segundo a revista Nova Escola, embora a data esteja associada ao protesto feito por milhares de operárias russas, em 1917, ao Czar Nicolau II, pelas longuíssimas jornadas de trabalho e baixíssimos salários, pela fome e em protesto pela participação do país na Primeira Guerra Mundial, o Século XX marca um período de intensas lutas feministas por melhores condições de vida, de trabalho e ampliação de direitos.

Confira abaixo a programação completa:

sexta-feira, 26/03, 19h – “Mulheres nas ações sociais”

quarta-feira, 31/03, 19h – “Fator pandemia para as mulheres”

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Nossa Cidade

Hortolândia recepciona o primeiro Posto de Atendimento do Serasa para Certificado Digital

Publicado

em

Banner

Com agenda aberta a partir de hoje, a empresa Karnak distribuidor autorizado do Serasa Experian inaugura o primeiro Posto de Atendimento (PA) de Certificado Digital de Hortolândia/Sp.

Habilitado para vender, emitir e renovar de forma presencial os certificados digitais e-CPF, e-CNPJ, NF-e e demais ofertados pelo Serasa, o PA também oferece atendimento através da visita empresarial, por onde um de nossos operadores desloca-se até a sua empresa, proporcionando assim comodidade e agilidade a você nosso cliente.

A compra do seu certificado digital pode ser realizada através do link: https://serasa.certificadodigital.com.br/parceiro/karnak-hortolandia/ e/ou presencial em nosso PA. O pagamento pode ser realizado através de boleto bancário ou cartão de crédito.

O Posto de Atendimento fica situado a Rua Zacharias Costa Camargo, 350 Casa B – Sala 5 – Remanso Campineiro – Hortolândia/Sp ou se preferir pode entrar em contato pelo telefone/Whatsapp: (19) 9.98293-8734.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Avenida da Emancipação recebe Operação Tapa-Buraco

Publicado

em

Banner

A avenida da Emancipação recebeu a Operação Tapa-Buraco da Prefeitura de Hortolândia, nesta segunda-feira (17/05), próximo à Havan.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, a ação é necessária já que há a circulação de muitos ônibus na via, que por serem veículos pesados, acabam deteriorando o asfalto.

Além da avenida da Emancipação, a Operação Tapa-Buraco também foi concluída na rua Alberto Gomes, no Jardim das Paineiras, e na rua Manoel João da Silva, localizada na Vila Inema. As duas ruas são localizadas em áreas residenciais. A rua Guido Rosolém, via importante de acesso à Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), também foi mais um local onde as equipes da Administração Municipal iniciaram a recuperação da malha asfáltica nesta segunda-feira. 

O trabalho continua nos próximos dias em outras regiões. Desde o início do ano, a Prefeitura investe na recuperação do asfalto das ruas e avenidas em todas as regiões da cidade. Para a realização da Operação Tapa-Buraco, toneladas de massa asfáltica são colocadas sobre os buracos para recuperação do pavimento. De janeiro a abril, já foram utilizadas aproximadamente 420 mil toneladas do produto nas ruas da cidade.

As equipes iniciam o trabalho pelo corte e limpeza do buraco, para, assim, fazer a aplicação de cascalho e a pintura de ligação sobre o local a ser aplicado o novo pavimento. Após toda essa preparação, é realizado o enchimento do buraco com a massa asfáltica aquecida e, por fim, a passagem do rolo compressor. Se a área for muito ampla, também é aplicado o rolo de pneus.

Continue Lendo

Nossa Cidade

Ponte da Esperança estará fechada ao trânsito nesta quarta-feira (19/05) à noite

Publicado

em

Banner

Nesta quarta-feira (19/05), das 18h às 20h, a Ponte da Esperança estará fechada ao tráfego de veículos, segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana. O fechamento temporário da via atende à solicitação da Secretaria de Governo da Prefeitura, para que o espaço seja palco de uma homenagem pelos 30 anos de emancipação política de Hortolândia.

A Ponte Estaiada é uma importante via de conexão entre a região central de Hortolândia e os bairros próximos ao Jardim Novo Ângulo, permitindo também acesso à SP-101. Em razão da interdição, a Secretaria de Mobilidade Urbana orienta os motoristas que circulam pelo Corredor Metropolitano que evitem a via, neste período, buscando fazer rotas alternativas.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Continue Lendo

Noticias

Publicidade

Youtube

 

PONTE DA ESPERANÇA

Populares