Nossa Cidade

Debate sobre feminicídio mobiliza centenas de pessoas em Hortolândia

 

Centenas de pessoas, de idades variadas, reuniram-se em Hortolândia, na noite deste sábado (23/03), em torno da violência contra a mulher. O evento “Diálogos sobre Feminicídio”, promovido pela Prefeitura, trouxe à cidade a cantora, compositora, rapper e atriz Liliane de Carvalho, a Negra Li, para debate sobre o tema e show acústico no auditório Profa. Andrea Borelli, no Remanso Campineiro. O evento, uma iniciativa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, integra a programação do Mês da Mulher, cujas ações se estendem até o dia 28 deste mês.

Anuncio


Durante a abertura, o prefeito Angelo Perugini ressaltou a importância de enfrentar o tema, muito relevante na região, atualmente. “Não podemos varrer este problema para debaixo do tapete. Cada um de nós acaba sendo conivente quando se cala diante disso. O feminicídio é uma amostra do momento de ódio e de intolerância que estamos vivendo. A cura para isso é o amor. Acredito que o bem vai vencer”, afirmou Perugini. 

“Vimos muitos interessados no assunto, que puderam dizer o que pensam e escutar as ideias de outras pessoas. Nosso objetivo foi o de promover esta discussão. Esperamos agora que ela saia do auditório e vá para as ruas”, ressaltou o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Régis Athanásio Bueno.

Emoção e debate

Os quase 500 presentes se emocionaram com espetáculo teatral “Pelo Nosso Amor”, encenado pela Cia Bom Humor, que abordou vários aspectos da violência doméstica, tais como agressão verbal e física, negligência e abuso sexual infantil. Inspirada no chamado Teatro do Oprimido, do dramaturgo brasileiro Augusto Boal, a peça convidou o público a se tornar personagem ativo da história.

Depois das lágrimas, foi a vez do debate em torno do feminicídio. Mediadas pela professora do IFSP (Instituto Federal São Paulo) e estudiosa Caroline Jango, debateram quatro conhecedoras da causa feminina: Negra Li; a jornalista, escritora, roteirista e educadora Nana Queiroz; a arquiteta e urbanista Stephanie Ribeiro; e a advogada e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SP, subseção Sumaré, Cláudia Gamberini.

Para ver as demais ações da programação especial elaborada pela Administração Municipal para o Mês da Mulher, basta acessar o link: http://www2.hortolandia.sp.gov.br/images/banners/programacao.pdf.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo