Levar uma mensagem de conscientização sobre trânsito seguro e chamar a população para a responsabilidade de adotar atitudes prudentes no trânsito são o foco das campanhas educativas desenvolvidas pela Administração pública e órgão ligados à segurança viária. Pensando neste tema, a Prefeitura de Hortolândia traz o debate sobre construção de campanhas educativas para o II Seminário de Segurança Viária, que acontece na Câmara Municipal, nesta quinta-feira (17/05), a partir das 8h30. O evento terá a presença do prefeito Angelo Perugini e de representantes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, das concessionárias Rodovias do Tietê e Autoban, além da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e do Observatório Nacional de Segurança Viária.
Ao longo do dia, outras mesas de discussão serão propostas, como a que discutirá impactos e conseqüências dos acidentes, além de construção de ruas mais seguras. O Seminário faz parte das ações da Campanha Maio Amarelo – Atenção pela Vida, de prevenção aos acidentes de trânsito, que ao longo deste mês terá blitz educativas, palestras de orientação e outras atividades com participação da sociedade civil e apoio de órgãos e entidades relacionados ao trânsito.
Neste ano, Hortolândia participa, pela primeira vez, da campanha maio Amarelo integrada ao Movimento Paulista Maio Amarelo, graças à condecoração recebida, no último mês, do Observatório Nacional de Segurança Viária. O título “Município Laço Amarelo” é entregue aos municípios com ações efetivas e reconhecidas em prol do aumento da segurança viária.
No início deste ano, a Prefeitura lançou um pacote de medidas para aumentar a segurança viária, com o objetivo de reduzir o índice de acidentes e proteger a vida de motoristas e pedestres. Entre as ações estão reforço na sinalização, fiscalização por radar, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.
Estas iniciativas foram definidas após a elaboração de um estudo inédito sobre acidentes de trânsito, com base num levantamento realizado, no ano passado, pelo Grupo de Segurança Viária, comitê composto por representantes de secretarias municipais e de diversas entidades ligadas à segurança no trânsito. O estudo aponta que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram 1.265 ocorrências de trânsito; 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. Todos os meses aconteceram mortes no trânsito em Hortolândia.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98