Nossa Cidade

Debate online sobre “Mulheres na política e na administração pública” reúne mais de 100 partipantes

Mais de 100 internautas, em grande parte mulheres, participaram do debate promovido pela Prefeitura de Hortolândia, na noite desta quarta-feira (17/03), sobre “Mulheres na política e na administração pública”. O evento, realizado de forma remota e online, via aplicativo Zoom, reuniu em torno do tema duas convidadas: a ex-deputada Ana Perugini e a atual secretária de Administração e Gestão de Pessoal, Ieda Manzano de Oliveira.

Os diálogos são uma iniciativa do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres da Secretaria de Governo, por meio do Setor de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a ONG (Organização Não Governamental) “Mulher em Ação: na construção de uma sociedade melhor”. O debate faz parte da programação especial para o Mês da Mulher elaborada pela Administração Municipal sobre “Mulheres protagonistas: avanços e desafios”.

Anuncio


A conversa começou com a apresentação de uma breve sondagem feita pelo Departamento de Direitos Humanos, de maneira remota, sobre a participação das mulheres na política e na administração pública. De acordo com a chefe do setor de Políticas Públicas para Mulheres, Izabel Herdeiro, o objetivo foi perceber a adesão das mulheres de Hortolândia ao tema proposto.

Durante o debate, a secretária Ieda Manzano enfocou a importância da mulher na administração pública. Contou que iniciou cedo nesta área e, com o tempo, foi estudando e avançando, conquistando novos espaços, passo a passo. Também abordou o papel da mulher na gestão da pandemia e como a figura feminina resgatou sua importância no espaço público. 

Já a ex-deputada Ana Perugini ressaltou a importância da mulher na política. Destacou o empoderamento da figura feminina em geral, muito embora, ainda a veja como desvalorizada na administração pública. Por fim, recordou que, quando estava na Comissão da Mulher e na Câmara dos Deputados, as mulheres eram um percentual reduzido, porém, conseguiam aprovar mais projetos que os homens. 

Ao longo do mês, haverá, ao todo, cinco encontros, que trarão temas relevantes para o fortalecimento do protagonismo feminino. Todos começam às 19h, via plataforma Zoom (veja abaixo). O próximo está marcado para o dia 24 deste mês e abordará o tema “Intolerância religiosa e preconceito”.

Sobre o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia oito de março. Segundo a revista Nova Escola, embora a data esteja associada ao protesto feito por milhares de operárias russas, em 1917, ao Czar Nicolau II, pelas longuíssimas jornadas de trabalho e baixíssimos salários, pela fome e em protesto pela participação do país na Primeira Guerra Mundial, o Século XX marca um período de intensas lutas feministas por melhores condições de vida, de trabalho e ampliação de direitos.

Confira abaixo a programação completa:

quarta-feira, 24/03, 19h – “Intolerância religiosa e preconceito”

sexta-feira, 26/03, 19h – “Mulheres nas ações sociais”

quarta-feira, 31/03, 19h – “Fator pandemia para as mulheres”

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo