Nossa Cidade

“De Bem com a Vida” leva alegria à Praça do Malta

A animação do público presente durante a ação “De Bem com a Vida”, no Território Novo Ângulo, era contagiante na manhã desta quinta-feira (19/09). A atividade promovida pela Prefeitura na Praça Maria Madalena de Oliveira (Praça do Malta), reuniu centenas de pessoas que praticaram zumba, Lian Gong (Ginástica Chinesa) e dança circular, com muita alegria e disposição. Além disso, a ação contou com escuta especializada, realizada por psicólogos, com objetivo de levar orientações a quem precisava desabafar. A programação, organizada pelas equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Jd. Novo Ângulo, Nova Europa e Jd. Santiago, faz parte do Setembro Amarelo, de Prevenção ao Suicídio.

Uma das pessoas que prestigiaram a programação na Praça do malta é o soldador Eder da Silva Macari, de 35 anos, morador do Jd. Nova América. Macari está de férias e aproveitou a manhã de sol para acompanhar a mãe na atividade “De bem com a Vida”. “Eu moro aqui nesta região há 15 anos. Antes, este local onde acontece a programação era um buraco, cheio de esgoto a céu aberto. Vi este espaço se transformar em praça. É muito bom contar com uma área dessa, com campo de futebol, academia. Um lugar agradável é um incentivo à prática de atividades físicas”, destacou.

A dona de casa Maria Inêz Siqueira Ribeiro Miranda, de 48 anos, sempre freqüenta a praça e pratica Lian Gong no local. “Comecei a atividade física em maio, porque estava me sentindo deprimida. Quase não saia de casa. Agora, estou de bem com a vida”, comemora.

O programa De Bem com a Vida, lançado no início deste ano, tem como objetivo promover hábitos saudáveis que estimulem o bem estar da população. “Ter um dia a dia leve, com atitudes positivas e saudáveis diantes das várias situações é estar de bem com a vida. Muitas vezes, as pessoas consideram que estar bem é estar com saúde. Mas uma pessoa que tem uma doença, que realiza algum tratamento, por exemplo, pode e deve estar de bem com a vida”, diz a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi. A proposta da Secretaria de Saúde é que sejam realizados novos encontros do programa para participação de toda comunidade.

Para colocar o “De bem com a vida” em prática, a Prefeitura oferece grupos de caminhada e Lian Gong em todas as UBSs da cidade. O município também qualificou profissionais da Saúde para ampliar a oferta de PICs (Práticas Integrativas e Complementares) nas unidades de saúde. As PICs são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, como Shantala, Fitoterapia e Dança Circular, voltados à prevenção de diversas doenças, como depressão e hipertensão. Quem quiser participar, pode procurar a UBS mais próxima de casa e conferir a atividade local. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...