Nossa Cidade

Cursos de culinária e instrumentalização afro-brasileira ainda têm vagas

 

Se você aprecia as manifestações culturais africanas e afro-brasileiras e deseja aprender mais sobre elas, não perca esta oportunidade. A fim de preencher vagas remanescentes, a Prefeitura de Hortolândia prorrogou, novamente, as inscrições para dois cursos gratuitos realizados na Casa Quilombola, no Remanso Campineiro: “Sabores da Terra” (sobre culinária) e “Som da Terra” (de instrumentalização). Interessados em participar têm até a próxima sexta-feira (14/12) para se inscrever. Basta enviar e-mail para

Anuncio


\n

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


ou ir diretamente à Casa Quilombola, localizada na rua Benedito Francisco de Faria, 467. Para maiores informações, ligue nos números 3965-1472 ou 3897-1126.

Podem participar pessoas a partir de 16 anos de idade, moradoras de Hortolândia. Para se inscrever, é preciso apresentar cópia e original da Carteira de Identidade (RG), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência. 

A iniciativa integra um convênio da Prefeitura com o Ministério da Justiça e é realizada pela Secretaria de Governo, por meio do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres.

“Sabores da Terra”

Na capacitação de culinária afro-brasilera, os participantes aprendem a fazer pratos regionais saborosos, como acarajé, mungunzá (doce feito com grãos de milho branco ou amarelo, conhecido no Sudeste como canjica), vatapá, quibebe (purê de abóbora), abará (bolinho de feijão-fradinho), cuscuz, entre outros. 

Há quatro turmas, com 20 vagas em cada, totalizando 80 vagas. As aulas acontecem duas vezes por semana (terças e quintas-feiras, quartas e sextas-feiras), nos horários vespertino (13h às 17h) e noturno (18h às 22h), durante dois meses, com carga horária total de 60 horas/aula. Ao final do curso, os aprendizes receberão um livro com as receitas aprendidas.

“Som da Terra”

O curso de percussão permite aos participantes conhecer instrumentos típicos da música negra, tais como alfaia (tambor de Maracatu), berimbau (usado na Capoeira), ganzá (chocalho cilíndrico muito usado no samba), agogô (instrumento geralmente metálico, usado no samba, composto por dois sinos paralelos), atabaque (tambor grande usado em festas religiosas afro-brasileiras), rebolo de madeira (tambor usado no samba), surdo (tambor de som grave, que dá referência de tempo aos ritmistas) e timbau (tambor comprido, de som mais agudo).

Como no curso de culinária, a formação também disponibiliza 80 vagas. As aulas acontecem no período da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17h), também duas vezes por semana.

Políticas públicas afirmativas

Segundo o diretor do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, Amarantino Jesus de Oliveira, o Tino Sampaio, o objetivo é fortalecer as políticas afirmativas de igualdade racial implementadas pela Prefeitura. “Com isso, valorizamos a identidade afro na cidade. Quando as pessoas conhecem a cultura afro, elas passam a respeitá-la, diminuindo assim atos de racismo e preconceito”, salienta. Outro aspecto interessante, ressaltado pelo diretor, é a possibilidade de os participantes poderem se tornar empreendedores, contribuindo para a geração de renda no município. 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo