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Curso ensina educadores a utilizar tecnologia em sala de aula

 

Trinta profissionais da Educação, que integram a primeira turma da Oficina “Inova Escola”, formada em 2017, participaram da penúltima etapa do curso promovido pela Fundação Telefônica/Vivo, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. As aulas do módulo “Personalização” foram ministradas no auditório Andreia M. Borelli, no Remanso Campineiro, no último dia 22 deste mês, pela formadora Ana Claudia, da entidade parceira.

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As aulas, que vão das 8h às 17h, têm como meta trazer inovações e tecnologias para a sala de aula. Neste modulo específico, o foco é perceber que “cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem”. O próximo, previsto para  o dia cinco de abril, será sobre “Gestão Inovadora”.

Além do Módulo Introdutório, os participantes já cursaram outros dois: Papel do Professor e Recursos Tecnológicos. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, responsável pela ação, abriu inscrições para a segunda turma da Oficina. Elas vão até o dia 10 de abril. A formação é exclusiva para profissionais da rede municipal de ensino. A previsão é que as aulas para este segundo grupo, com 60 pessoas, comecem no dia 26 do próximo mês. 

“O acesso à tecnologia e à informação é preponderante para o aperfeiçoamento das práticas educativas neste novo século. Não tem como a comunidade escolar ficar fora da agenda da tecnologia e a ‘Inova Escola’ proporciona, além da reflexão, ferramentas de gestão para estimular novas competências, contribuindo para o desenvolvimento de modelos inovadores que transitem pelos pilares da cidadania, da cultura, da arte e das novas linguagens que a tecnologia nos apresenta e, assim, facilitar os processos de aprendizagem”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Confira o foco de cada oficina:

Módulo Introdutório: Como pensar inovação dentro do cenário escolar, mobilizando todos os envolvidos em ações de transformação.

Papel do Professor: O professor é uma das inúmeras fontes de conhecimento dos alunos. O seu papel deve ser repensado.

Personalização: Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem.

Gestão Inovadora: Os profissionais da escola não são os únicos responsáveis pela aprendizagem dos jovens

Recursos Tecnológicos: A tecnologia já é parte integrante da realidade dos alunos. Nosso papel é trazê-la como aliada e ferramenta para a aprendizagem.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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