Profissionais da rede municipal de educação de Hortolândia participaram na tarde desta segunda-feira (12/07) do 8° encontro do Percurso de Webinários “Educação na Rede”, atividade promovida pela Prefeitura. O evento, via plataforma Zoom, recebeu a subsecretária da secretaria de Educação de Guarulhos, professora Fábia Aparecida Costa, que falou sobre “Desafios e Oportunidades na Construção do Currículo: experiência de sucesso no município de Guarulhos”.
A iniciativa da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é parte integrante do ciclo de palestras online que discute as principais pautas sobre educação na atualidade. Para rever o debate, basta acessar www.youtube.com/secretariadeeducacaocienciaetecnologiahortolandia.
A abertura do encontro online foi feita pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, que agradeceu a presença da convidada e dos profissionais da educação presentes. O secretário destacou a importância do evento como espaço de troca de experiências e saberes, essenciais para iniciar a discussão sobre o currículo próprio.
Na sequência, a professora Fábia Aparecida Costa apresentou o tema “Desafios e Oportunidades na Construção do Currículo: experiência de sucesso no município de Guarulhos”. No início da palestra, a convidada falou sobre sua trajetória na rede municipal de educação de Guarulhos e a vivência em sala de aula. Em seguida, compartilhou algumas das principais etapas e ações de Guarulhos para a criação do currículo próprio, documento norteador para as redes de ensino público e privado dos profissionais da educação, destacando todos que contribuíram para a realização.
Falou ainda sobre a importância da preservação dos saberes regionais e da representatividade ao promover um espaço de debate entre profissionais de diferentes áreas da educação, fator que avaliou ser fundamental para a construção do documento no município.
“É possível construir um currículo com a experiência e vivência presentes nas escolas. Esse é o currículo ideal. Um currículo que respeita as diferenças, os tempos e espaços, que respeita a democracia, e que dá condições para que isso realmente aconteça”, destacou Fábia.
“Mais que uma construção ou uma legitimação curricular, o que queremos fazer também nesse momento é revisitar as nossas experiências. Fazer uma revisitação através das 59 unidades da rede escolar de Hortolândia e olhar para cada uma delas com suas grandes experiências desenvolvidas, cada uma com suas especificidades e estações de vivências. Vamos trazer isso para uma reflexão coletiva”, ressaltou Fernando Moraes. O Percurso Webinários “Educação na Rede” é uma ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Além de beneficiar gestores educacionais, professores e educadores municipais, o ciclo formativo também é aberto ao público em geral. CURRÍCULO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃOA criação do currículo próprio para rede municipal é parte integrante da proposta da educação, na atual gestão: “Hortolândia, território de saberes: a educação como conceito de integralidade”. A partir das experiências e dos saberes, a ideia é construir uma rede ativa e participativa para a educação no município. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia beneficiará mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98