Connect with us

Nossa Cidade

Crianças de Hortolândia entre 5 e 11 anos começam a tomar terceira dose de vacina contra a COVID-19

Avatar de Prefeitura

Published

on

imagem 53

Vacinação com Pfizer Pediátrica recomeçou a partir desta segunda-feira (06/02), em seis UBSs (Unidades Básicas de Saúde)

 

Anuncio


Hortolândia começou a aplicar a primeira dose de reforço da vacina contra o Coronavírus em crianças, moradoras da cidade, com idade entre cinco e 11 anos de idade. De segunda-feira (06/02) até agora, 80 doses de reforço, a D3, foram aplicadas neste público, segundo a Secretaria de Saúde.

Nesta semana, a Prefeitura de Hortolândia também está atendendo as crianças que têm entre seis meses a dois anos e as de três a quatro anos, aplicando tanto a segunda dose, quanto a dose inicial dos imunizantes indicados para cada segmento. Foram aplicadas 112 doses da D1 e D2 da Pfizer Baby para crianças até 4 anos 11 meses e 29 dias. A ação é possível, após a chegada de 6.200 doses da Pfizer Baby, 5.500 da Pfizer pediátrica e 1.200 doses da Pfizer para adultos, na semana passada.

Advertisement

Este é o caso de João Pedro Oliveira Mello, de 2 anos e 6 meses, que, nesta quarta-feira (08/02), iniciou o esquema vacinal contra a COVID-19 na UBS Campos Verdes. “É importante levar a criança para tomar vacina, pois é a forma mais eficaz de proteção e imunização. Eles também estão sujeitos à infecção pelo Coronavírus”, comenta aliviada a servidora pública e mãe, Elaine Mello, que chegou a inscrever João Pedro em lista de espera da D1 da Pfizer Baby.

Outra criança beneficiada foi Jurandir Hoffman Mota, de nove anos, filho da dentista Débora Hoffman. “Sempre penso: qual mãe não quer proteger seu filho? Proteger para que seu filho não sofra. Se pudesse, a mãe sentiria as dores pelo filho, padeceria das doenças por ele. É óbvio que tem coisas impossíveis. Mas a vacina é possível, é real, as da UBS são gratuitas e tem um valor inestimável. Acredito que ver o filho saudável e feliz seja o que toda mãe almeja”, afirma a servidora pública. Jurandir tomou a D3 nesta quinta-feira (09/02), na UBD Jd. Rosolém.

Campanha ampliada

Para ampliar o alcance da campanha, a Administração Municipal terá dois dias extras de atendimento: um no segundo e outro no último sábado deste mês. Durante a semana, como a vacinação de crianças é feita somente no período da amanhã, “a procura ainda está muita baixa, tanto para completar o esquema primário com a D 2 quanto para os reforços”, avalia a enfermeira Ana Paula Fernandes, coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde. “Esperamos que as famílias vejam que os benefícios da vacinação superam os riscos de não tomar a vacina, adquirir COVID-19 e evoluir para forma grave ou ter sequelas a longo prazo. A dose de reforço da vacina aumenta a imunidade já diminuída das doses recebidas anteriormente”, ressalta a profissional.

Advertisement

No primeiro dia D, neste sábado (11/02), a UBS (Unidade Básica de Saúde) Campos Verdes, abrirá das 8h às 15h30, para atender todos os públicos, de bebês a idosos. Ela está localizada na Rua da Confibra, 155. Já no segundo diz extra, 25/02, a ação acontecerá no mesmo horário, na UBS Jd. Novo Ângulo, localizada na R. Edézio Vieira de Moraes, 146. 

Doses de reforço

A primeira dose de reforço em crianças de cinco a 11 anos é indicada para as que tomaram a 2ª dose há pelo menos quatro meses. A vacinação da D3 para este público específico será com o imunizante Pfizer pediátrica, conforme orientação do Ministério da Saúde. 

“O público infantil que estiver aguardando a administração da D 2 de Coronavac para completar o esquema também deverá procurar as mesmas UBSs que fazem a Pfizer Baby e adulto. Devido ao estoque reduzido, esta vacina está centralizada nas seis unidades. A vacinação é importante para evitarmos a forma grave de COVID-19, COVID longa ou até mesmo sequelas da COVID-19”, explica Ana Paula.

Advertisement

Confira as UBSs onde é possível levar crianças para tomar Pfizer Baby, Pfizer pediátrica ou Coronavac:

UBSs

Dias

Horário

Advertisement

Amanda II: Av. Brasil, 800

quartas e sextas-feiras

8h às 12h

Campos Verdes: Rua da Confibra, 155

Advertisement

terças e quartas-feiras

8h às 12h

Dom Bruno Gamberini: Av. São Francisco de Assis, 46

terças e quartas-feiras

Advertisement

8h às 12h

Parque do Horto: Av. José Augusto de Araújo, 95

segundas e quintas-feiras

8h às 12h

Advertisement

Rosolém: R.Osmar Antonio Meira, 300

terças e quintas-feiras

8h às 12h

Novo Ângulo: R. Edezio Vieira de Moraes, 146

Advertisement

segundas e sextas-feiras

8h às 12h

Fonte: Prefeitura

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hospital Municipal de Hortolândia


Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a inserção de um cateter PICC em uma paciente infantil de um ano de idade.

O procedimento, que ocorreu na sexta-feira (19), foi conduzido pela equipe médica do hospital e coordenado pela enfermeira Daniela Carvalho dos Santos, responsável pelo setor Linha de Cuidado Materno Infantil. O cateter PICC (cateter central de inserção periférica) é um dispositivo utilizado em pacientes que necessitam de medicação por períodos prolongados, facilitando a administração dos tratamentos.

Mais detalhes sobre o procedimento inédito no Hospital Municipal de Hortolândia

Anuncio


No caso da paciente em questão, o cateter foi necessário para possibilitar a administração de antibióticos. A criança, que já estava internada há um mês para tratamento de broncopneumonia, enfrentava dificuldades para encontrar acessos venosos. Diante dessa necessidade, a equipe médica optou pela inserção do cateter PICC, garantindo assim a continuidade do tratamento de forma adequada.

A coordenadora Daniela Carvalho dos Santos ressaltou a importância da habilitação dos profissionais de enfermagem para a realização desse tipo de procedimento. Ela destacou que o cateter PICC só pode ser inserido por profissionais devidamente capacitados, garantindo a segurança e o bem-estar do paciente.

Advertisement

Apesar do procedimento, a paciente permanece internada, consciente e sob os cuidados da equipe médica, acompanhada pela mãe. A previsão é de que receba alta na próxima semana, após garantir que seu estado de saúde esteja estabilizado e que o tratamento seja eficaz. Essa conquista representa mais um avanço na oferta de serviços de saúde de qualidade à comunidade de Hortolândia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Novo espaço de lazer

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila São Pedro, agora reformada e revitalizada.

O novo espaço de lazer foi oficialmente inaugurado pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes e teve sua estreia durante os jogos do 5º Torneio de Futsal do “Projeto Águia”.

Anuncio


Situada nas proximidades do conjunto habitacional da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) da Vila São Pedro, a praça renovada é parte integrante das ações do Novo PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), projeto que visa o desenvolvimento inteligente e sustentável de Hortolândia pelos próximos 30 anos.

Este lado da cidade, situado além da linha do trem que atravessa Hortolândia, está experimentando cada vez mais progresso graças ao trabalho incansável da Prefeitura. A praça é apenas um exemplo, mas há diversas outras obras que estão facilitando o acesso a esta região. Estamos realmente impulsionando o desenvolvimento. Esta manhã é de muita alegria e diversão. A comunidade agora desfruta de um espaço público de altíssima qualidade“, comentou o prefeito Zezé Gomes, que também deu o pontapé inicial no Torneio de Futsal.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

Avatar de Eder Oliveira

Published

on

Hortolândia

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na região do Jardim Novo Ângulo, a nova sede da Prefeitura está atualmente com cerca de 95% das obras concluídas, conforme medição realizada pela Secretaria de Obras.

Diante desse avanço, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes anunciou que a inauguração está prevista para o fim de maio, coincidindo com o 33º aniversário de emancipação política do município.

Mais detalhes sobre o novo Paço Municipal de Hortolândia

Anuncio


Nesta semana, os trabalhos concentram-se na montagem de móveis, na instalação de cabeamento de telefonia e internet nas futuras estações de trabalho dos servidores municipais e na colocação de forros acústicos e paredes de drywall para finalizar os ambientes internos. Além disso, está em andamento a limpeza das janelas já instaladas no lado externo do prédio.

A Secretaria de Obras também prevê a execução, ao longo desta semana, de trabalhos relacionados à implantação da rede adutora do viário adjacente ao novo Paço Municipal. Essas atividades estão a cargo da empresa responsável pelo empreendimento, que segue empenhada em garantir a conclusão da obra dentro do prazo estipulado.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

mega-sena mega-sena
Brasil13 minutos ago

Sorteio da Mega-Sena oferece prêmio de R$ 3,5 milhões hoje à noite

A Caixa Econômica Federal realizará o sorteio do concurso número 2716 da Mega-Sena nesta terça-feira (23), com um prêmio estimado...

curso profissionalizante de Soldador curso profissionalizante de Soldador
Cursos12 horas ago

Inscrições gratuitas para curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso profissionalizante de Soldador em Hortolândia. Ao todo, serão oferecidas 60 vagas, distribuídas em...

Hospital Municipal de Hortolândia Hospital Municipal de Hortolândia
Nossa Cidade13 horas ago

Hospital Municipal de Hortolândia faz procedimento inédito em paciente de 1 ano de idade

Um marco importante foi alcançado recentemente no Hospital Municipal de Hortolândia “Mario Covas”, onde foi realizado, pela primeira vez, a...

Novo espaço de lazer Novo espaço de lazer
Nossa Cidade13 horas ago

Novo espaço de lazer com quadra de futsal é entregue em Hortolândia

Um Novo espaço de lazer foi entregue na manhã de sábado (20) em Hortolândia! Estou falando da Praça da Vila...

qualifica-sp qualifica-sp
Cursos15 horas ago

Estado lança programa Meu Primeiro Emprego

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico está com 4.275 vagas de cursos remotos abertas para todos os municípios do estado de...

Hortolândia Hortolândia
Nossa Cidade15 horas ago

“Nova prefeitura” de Hortolândia já tem data de inauguração prevista

A construção do novo Paço Municipal de Hortolândia avança em ritmo acelerado, aproximando-se cada vez mais da realidade. Situada na...

banco de alimentos banco de alimentos
Nossa Cidade15 horas ago

17 anos do Banco de Alimentos: celebração desta data será na próxima quinta-feira (25)

Na próxima quinta-feira (25), a partir das 14h, Hortolândia celebrará o aniversário de 17 anos de criação do BAH (Banco...

Advertisement
cinema

Populares