Nossa Cidade

Corrida do Pernas de Aluguel será domingo (28/05)

Evento organizado pela Prefeitura será a partir das 8h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central
A Prefeitura de Hortolândia abraçou o projeto sem fins lucrativos Pernas de Aluguel e realiza, neste domingo (28/05), a corrida de estreia na cidade, a partir das 8h, no Parque Socioambiental Chico Mendes, localizado na região central. O evento faz parte do calendário de comemoração pelo aniversário de 26 anos de Hortolândia. A ação filantrópica será incluída entre as ações de governo, como parte do programa Viva Mais, cujo objetivo é levar mais qualidade de vida e aumentar a longevidade da população. Para a corrida de estreia, o Pernas de Aluguel conta com mais de 200 voluntários, inscritos previamente para transportar, em revezamento, cerca de 30 pessoas com deficiência em triciclos adaptados para o percurso. Quem quiser participar da corrida deste domingo, ainda dá tempo de se inscrever. Basta entrar em contato com a coordenação do projeto em Hortolândia, por meio do telefone (19) 98612-0132.

Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Saúde fez uma parceria com o Cier (Centro Integral de Educação e Reabilitação) Romildo Pardini, que encaminhará alunos com deficiência para os treinos e provas oficiais, que serão realizados periodicamente, após a corrida de estreia. “A alegria de fazer parte desse projeto, de ver a emoção de cada criança em participar da atividade, é indescritível”, afirma a coordenadora do projeto no município, a chefe do Setor de Avaliação, Controle e Informação da Secretaria de Saúde, Cristiane Rocha, que também é voluntária da ação.

Para os treinos, que serão realizados aos sábados, o projeto contará com 18 triciclos adaptados, espécie de cadeira de rodas especial para as provas, cedidas pela equipe Pernas de Aluguel de Campinas. “As inscrições de voluntários para corrida de estreia já encerrou, mas ainda é possível participar das próximas ações. Temos capacidade de atender a todos que queiram participar”, enfatizou Cristiane.
Pernas de Aluguel
O Pernas de Aluguel é um projeto sem fins lucrativos que tem o objetivo de promover a inclusão social de pessoas com paralisia cerebral leve e severa, autistas, crianças portadoras da síndrome de down e outras deficiências físicas e intelectuais, por meio do esporte. Essas pessoas são conduzidas em triciclos em corridas de rua por corredores voluntários, que se dispõe a levar o equipamento por alguns quilômetros, se revezando com outros, até cruzar a linha de chegada, tornando esse momento ainda mais especial.
No Brasil desde 2014, o Pernas de Aluguel teve início na cidade de São Paulo e logo se expandiu para Campinas e Belo Horizonte. Mais tarde, chegou também ao Rio de Janeiro e Brasília. Agora em Hortolândia, o projeto conta com alunos do Cier, que atende crianças com necessidades especiais há mais de uma década. Atualmente, o Pernas de Aluguel conta com cerca de 300 voluntários e dezenas de pessoas atendidas.
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo