Nesta quarta-feira, 2 de abril, as 60 unidades escolares da rede municipal de Hortolândia realizaram diversas atividades voltadas à sensibilização e conscientização sobre o autismo – Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, teve como objetivo ampliar o conhecimento da comunidade escolar, promovendo inclusão, respeito e empatia.
Educação inclusiva e participação da comunidade
As atividades foram conduzidas com o apoio da equipe pedagógica, gestores escolares e famílias. Atualmente, a rede municipal atende cerca de 615 crianças e estudantes com TEA, garantindo uma educação inclusiva e ações que contribuem para a construção de uma sociedade mais informada e acolhedora.
Criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2007, o Dia Mundial do Autismo, celebrado em 2 de abril, busca promover a conscientização sobre o tema. Para marcar a data, as escolas realizaram diversas atividades, incluindo:
- Rodas de conversa com os pais
- Apresentações musicais
- Leitura de livros temáticos
- Contação de histórias
- Palestras educativas
- Distribuição de folhetos informativos
O engajamento de professores, alunos e familiares fortaleceu o compromisso com uma educação mais inclusiva.
Atividades de conscientização sobre o autismo nas escolas
- Emei Humberto de Amorim Lopes (Jd. Santa Amélia): 223 crianças participaram de contação de histórias, seguida de um bate-papo sobre o autismo. Como parte da atividade, cada turma produziu uma peça para um grande painel coletivo, simbolizando união e respeito à diversidade.
- Emeief Sebastiana das Dores Moura (Vila Real): 458 crianças criaram braceletes temáticos e carimbaram suas digitais em uma árvore, representando a valorização das diferenças e a construção de uma sociedade mais acolhedora.
A coordenadora de projetos de inclusão, Márcia Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa: “Esse movimento dentro das escolas reforça a necessidade de falarmos sobre o autismo, derrubando preconceitos e promovendo um ambiente mais inclusivo para todas as crianças.”
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