Nossa Cidade

Conferência regional vai discutir Política Nacional de Resíduos Sólidos

Apoiado pela Prefeitura, evento do Consimares ainda está com inscrições abertas

Consimares - 1ª Conferência do Meio Ambiente

Anuncio


A Prefeitura de Hortolândia, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, participa, no dia 14 deste mês, da 1ª Conferência do Meio Ambiente promovida pelo Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana de Campinas), grupo do qual o município faz parte. O evento, que é apoiado pela Administração, tem como tema a Lei 12.305/10, mais conhecida como PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Preparatória para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que abordará o mesmo tema da etapa nacional, a conferência regional do Consimares acontece, das 8h às 17h, no IZ (Instituto de Zootecnia), localizado na Rua Heitor Penteado, 56, Centro, em Nova Odessa. Em pauta, estarão temas como produção e consumo sustentáveis, redução dos impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental. O objetivo da discussão é contribuir para a implementação desta política pública ambiental em todo o País.

Como se inscrever
Interessados em participar da conferência podem se inscrever até as 12h do dia 13 deste mês, no site do consórcio (www.consimares.com.br) ou pessoalmente, no dia do evento, das 8h às 9h. Na Conferência regional, serão eleitos delegados por segmentos (poder público, sociedade civil e setor empresarial) e encaminhadas até 20 (vinte) propostas à Conferência Estadual do Meio Ambiente.

Para auxiliar os munícipes inscritos no deslocamento ao local do evento, a Prefeitura vai disponibilizar um ônibus gratuito até Santa Bárbara. O veículo sairá do Paço Municipal Palácio das Águas, localizado na Av. Olívio Franceschini, 2.500, no Remanso Campineiro, às 7h da quarta-feira (14/08). Como há apenas 40 lugares, é necessário reservar assento pelo email [email protected] ou telefone 3965-1435, Ramal 7910.

Constituído em 22 de janeiro de 2009, o Consimares é formado por Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré. O consórcio elaborou em 2012 um Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da região.

Com o intuito de conhecer o funcionamento da URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), órgão da Prefeitura, integrantes do grupo técnico do consórcio realizaram no município, em maio deste ano, a reunião mensal de trabalhos. Na ocasião, o superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani, considerou Hortolândia modelo na questão dos resíduos sólidos, não só para a região e o Estado, mas também para o Brasil.

Serviço

O que é? 1ª Conferência do Meio Ambiente do Consimares
Quando? 14 de Agosto de 2013
Horário: das 8h às 17h
Local: Instituto de Zootecnia, na Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa.

Confira a programação:

8h – 9h (Credenciamento, Inscrições, Entrega de Materiais e Coffee Break)
9h – 10h (Abertura Oficial)
10h – 10h30 (Apresentação da Conferência, Regimento Interno e Metodologia)
10h30 – 11h15 (Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos)
11h15 – 12h (Palestra sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos)
12h – 13h (Almoço)
13h – 14h30 (Eixos Temáticos – Grupos de Trabalho)
14h30 – 15h15 (Leitura das Propostas e apresentação dos candidatos a delegados)
15h15 – 15h30 (Coffee Break)
15h30 – 16h (Eleição dos Delegados)
16h – 17h (Propostas e Relatório Final)
17h (Encerramento)

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo