20 de maio de 2024
Nossa Cidade

Dicas essenciais para evitar fraudes e golpes nas compras do Dia das Mães

compras do Dia das Mães

Vai fazer as compras do Dia das Mães? Então saiba que o Procon de Hortolândia reforça a importância da informação e cautela para os consumidores, visando evitar transtornos e garantir seus direitos.

A diretora do Procon, Lenita Sostena de Souza, destaca a necessidade de pesquisar preços, considerar a qualidade dos produtos e estar atento às condições de pagamento. Em lojas físicas, os preços devem ser claros e visíveis, incluindo informações sobre parcelamento, juros e condições de troca.

Para pagamentos com cartões ou crediários, as taxas administrativas devem ser informadas previamente ao consumidor. Caso contrário, não há obrigação de pagar valores adicionais.

Mais detalhes para não cair em fraudes na hora das compras do Dia das Mães

Ao realizar compras pela internet, é essencial verificar a segurança do site, evitando compras por e-mails não solicitados ou propagandas em redes sociais. Nas compras fora do estabelecimento, como por telefone ou internet, exija comprovante de entrega e esteja ciente do prazo para cancelamento ou troca.

Nas compras em lojas físicas, não há obrigação de troca por motivos de cor, tamanho ou gosto, sendo uma liberalidade do comerciante. A nota fiscal é essencial para acionar a garantia em caso de defeitos, que tem prazos específicos dependendo da durabilidade do produto.

Em casos de reclamações, os consumidores podem recorrer ao Procon de Hortolândia, localizado no HORTOFÁCIL, apresentando documentos como nota fiscal, RG, CPF e comprovante de endereço. O atendimento no Procon é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, oferecendo suporte aos consumidores para garantir seus direitos e resolver eventuais problemas nas relações de consumo.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98