Todas as mulheres de Hortolândia, a partir dos 35 anos de idade, que desejam realizar o exame terão que fazer agendamento prévio em unidade de saúde da Prefeitura
Mulheres de Hortolândia, que agendaram exame para a primeira semana deste mês, começaram a ser atendidas na carreta da mamografia na manhã desta terça-feira (14/02). O serviço móvel, fruto de parceria entre a Prefeitura e o governo do Estado, por meio do programa Mulheres de Peito, atende em média 50 mulheres/dia, de segunda a sexta-feira, e 20, aos sábados. Até o dia 18 de março, o veículo estará estacionado na Praça São Francisco de Assis, na Rua Alfredo Gomes, 30, na Vila real, em frente ao salão paroquial da Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário.
Para realizar na carreta o exame que previne contra o câncer de mama, todas as mulheres, com mais de 35 anos, precisam fazer agendamento prévio em unidades de saúde da rede municipal. A Secretaria de Saúde alerta que não é possível fazer agendamento na unidade móvel.
Até agora mais de 200 exames já foram agendados. Não há mais vaga para a primeira semana. No entanto, quem não agendou a mamografia gratuita, ainda pode fazer isto. Basta procurar a unidade municipal de saúde mais próxima. Poderão solicitar a mamografia mulheres a partir dos 35 anos, moradoras da cidade.
Acessibilidade
O secretário de saúde, Lourenço Daniel Zanardi, acompanhou a abertura dos trabalhos, logo pela manhã. Como está com o pé direito imobilizado, precisou usar elevador adaptado para visitar o interior da carreta, lembrando que o serviço é capaz de atender também pacientes cadeirantes ou com mobilidade reduzida. “Pela determinação do prefeito Perugini, Hortolândia vai avançar na saúde. Em pouco tempo, faremos uma virada, traremos de volta o programa Viva Mais, de educação em saúde para que tenhamos uma cidade inteligente e saudável”, afirmou o secretário.
“Cuidar bem das mulheres da cidade é nossa obrigação, nosso dever. Tenho certeza de que, com esta iniciativa, seremos capazes de salvar vidas, antecipar diagnósticos. Esperamos que o exame feito aqui não apresente alterações, mas se tiver, cada uma de vocês será amparada”, esclareceu Zanardi às presentes.
Segundo Daniel José da Silva, encarregado da unidade móvel, caso a mamografia apresente alguma alteração, a paciente poderá fazer na própria carreta exames complementares, tais como ultrassom, compressão e magnificação, capazes de ampliar a imagem de parte do seio investigada. Após isso, a paciente é encaminhada a um mastologista (médico especialista em mamas) da rede pública. “O bom do trabalho é fazer a mamografia e todo o encaminhamento necessário. Às vezes, a paciente tem medo de fazer o exame por medo da dor, do incômodo. Aí o nódulo, se já está lá, avança, sem dar sinais. É com este exame específico que ela vai descobrir”, esclarece.
Uma das primeiras a realizar o exame, durante o primeiro dia de atendimento, Roseli Francisco da Silva, de 48 anos, moradora do bairro Chácaras do Coelho, aprovou o atendimento. “Achei muito bom. Vou retirar o resultado no dia dois de março. Já vem anotado no papel”, afirmou a dona de casa, que precisa fazer mamografia a cada oito meses, por indicação médica.
Preparativos para exame
Quem tem horário agendado precisa tomar alguns cuidados antes de realizar o exame que previne contra o câncer de mama. No dia do atendimento, é fundamental chegar antes do horário marcado para apresentar documentos e eventuais exames anteriores (ultrassom e mamografia). Além disso, a paciente não deve usar hidratantes, óleos ou cremes na região dos seios nem mesmo desodorante nas axilas, pois isto atrapalha a realização do exame. Outro aviso importante, dado pela Secretaria de Saúde, é quanto ao comprometimento da paciente: uma vez perdido dia e hora marcados, não será possível reagendar o procedimento, em razão de a carreta ser um serviço móvel, que permanecerá em Hortolândia por prazo definido.
A carreta atenderá até18 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 9h às 13h. Na segunda e terça-feira de Carnaval (27 e 28/02), não haverá atendimento. Serão realizados 50 exames durante a semana e 20 aos sábados. A expectativa é beneficiar, neste período, cerca de 1.300 mulheres.
Apresentação de documentos e retirada de exames
No dia do exame, quem tem até 49 anos, além de apresentar RG e cartão SUS (Sistema Único de Saúde), precisará de encaminhamento médico, solicitado por profissionais da rede pública ou particular. Quem tem 50 anos ou mais não precisará apresentar este documento de encaminhamento médico, apenas RG e cartão SUS.Laudo e exame serão retirados na própria carreta em data agendada pela equipe de atendimento.
“A falta causa prejuízo a outras mulheres, que poderiam fazer o exame e não podem porque a vaga foi preenchida, mas não utilizada. É preciso a paciente ter comprometimento, não faltar no dia e horário marcados”, explica a enfermeira Fátima Gomes, da Articulação de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde.
Segundo ela, o alvo do serviço são principalmente mulheres de 40 a 49 anos, que só fariam uma mamografia se houvesse histórico de queixa ou investigação em curso, mas que já estão numa faixa mais apropriada para fazer este acompanhamento. “Mulheres mais novas seguem outra orientação e conduta médica, como autoexame, exame clínico de mamas e ultrassom. Nossa maior preocupação é fazer o diagnóstico precoce, porque isto aumenta a possibilidade de cura, de sobrevida e de qualidade de vida desta mulher”, esclarece Fátima.
Parceria
A Carreta de Mamografia é uma parceria da Prefeitura com a Secretaria Estadual da Saúde, uma conquista do prefeito Angelo Perugini, durante o mandato como deputado. A realização dos exames gratuitos de mamografia é uma das prioridades para a área da Saúde nos 100 primeiros dias do governo Perugini.
“Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres de Hortolândia tenham a oportunidade de fazer o exame, gratuitamente. A mamografia é um importante instrumento de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Pode salvar vidas”, afirma o prefeito.
O que é mamografia
A mamografia é o exame que permite diagnosticar de forma rápida o câncer de mama. O objetivo do Programa Mulheres de Peito é promover a saúde e a prevenção do câncer, realizar o diagnóstico, tratar a lesão e reabilitar as pacientes.
De acordo com Roseni Noventa, supervisora técnica de unidades móveis da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, as carretas do Programa Mulheres de Peito contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria da Saúde que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado fica pronto em até 48 horas após a realização do procedimento.
Além de mamógrafo, as carretas são equipadas com aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98