Novo sistema também diminuiu tempo de atendimento à população
A Prefeitura de Hortolândia implementa ações para fomentar a retomada do crescimento econômico do município no pós-pandemia. Uma ação que tem dado resultados positivos é a implantação do novo sistema de gestão pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). O novo sistema, implantado no ano passado, ajudou a ampliar a captação de vagas de emprego em empresas. Outra melhoria obtida com o novo sistema foi a diminuição do tempo de atendimento à população.
De acordo com o PAT, até setembro deste ano foram captadas mais de 3.200 vagas, o que corresponde a 81% do total de vagas captadas no ano passado, que foi 4.036. O agente do órgão, Iduigues Martins, explica que o novo sistema facilitou o contato com empregadores interessados em divulgar vagas de emprego. “Disponibilizamos para as empresas links diretos com o PAT para elas preencherem o formulário de solicitação de cadastro de vagas. Assim, agilizamos a comunicação com as empresas”, destaca o agente.
O novo sistema também reduziu o tempo de atendimento para as pessoas que vão ao PAT em busca de emprego. De acordo com o agente Iduigues Martins, houve diminuição de 14 minutos. Em 2021, o tempo médio era em torno de 34 minutos, incluindo espera e atendimento. Já neste ano, o tempo médio é de 20 minutos.
“Com a redução do tempo de atendimento, o municípe que vem ao PAT pode sair com a possibilidade de uma entrevista de emprego agendada, ou ter o currículo enviado para a empresa em apenas 20 minutos”, ressalta o agente do órgão. Com o novo sistema, os servidores do PAT receberam capacitação para realizar atendimento mais qualificado à população.
Maior número de candidatos
Para possibilitar que um maior número de candidatos concorram às vagas de emprego divulgadas, o órgão passou a fazer, por telefone e e-mail, busca ativa de pessoas cadastradas, com base no perfil das vagas que elas buscam. Esse trabalho tem dado resultado. De acordo com o PAT, das mais 3.200 vagas captadas neste ano, 146 (4,5%) não tiveram candidatos. “Esse número demonstra que a busca ativa junto com a divulgação das vagas tem aumentado significativamente a adesão de candidatos. Isso faz com que as empresas continuem divulgando vagas pelo PAT”, destaca o agente.
Seguro-desemprego
O novo sistema de gestão também impactou positivamente no atendimento às pessoas que querem dar entrada no seguro-desemprego. De acordo com o PAT, também houve redução no tempo de atendimento a esse público. Em 2021, o tempo médio de atendimento de seguro-desemprego era de 41 minutos. Com a implantação do novo sistema, o tempo médio de atendimento é de 18 minutos, sem necessidade de agendamento prévio.
Com a redução do tempo de atendimento tanto de pessoas que procuram vagas de emprego quanto de pessoas que querem dar entrada no seguro-desemprego, o PAT registra aumento na quantidade total de atendimentos. Até setembro deste ano, o órgão realizou 15.016 atendimentos, dos quais 8.678 de vagas de emprego e 6.338 de seguro-desemprego. Em 2021, foram 12.537 atendimentos, dos quais 7.644 de vagas de emprego e 4.893 de seguro-desemprego.
O novo sistema também reduziu o número de evasão, que é a situação que a pessoa entra na fila de atendimento, mas desiste e vai embora antes de ser chamada. Até setembro deste ano, dos 15.016 atendimentos feitos, o órgão registrou 247 evasões (1,6%). Já no ano passado, dos 12.537 atendimentos realizados, foram registradas 690 evasões (5,5%).
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva, o novo sistema de gestão do PAT tem impactado positivamente na geração de emprego no município.
“Com a implantação do novo sistema, a Prefeitura diminui a distância entre dois lados: as empresas que buscam profissionais capacitados e as pessoas que procuram emprego. Outra melhoria fundamental que tivemos com o novo sistema é o aumento na captação de vagas de emprego, que é um fator importantíssimo para a retomada do crescimento econômico do município neste momento pós-pandemia. O novo sistema de gestão já tem impactado positivamente na geração de emprego na cidade. Um exemplo disso são os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério de Trabalho e Previdência, referentes ao mês de agosto. Hortolândia registrou saldo positivo de 460 vagas de emprego, sendo 2.159 admissões e 1.699 desligamentos. Mas todas essas melhorias de nada adiantam se também não houver melhoria no atendimento. E essa é uma das prioridades da Administração Municipal: sempre buscar aperfeiçoar o atendimento à população. Para quem busca emprego, o tempo é uma preocupação constante. Por isso, com a implantação do novo sistema, tivemos a sensibilidade de agilizar e reduzir o tempo de atendimento para as pessoas que procuram emprego, e também para aquelas que querem dar entrada no seguro-desemprego”, salienta o secretário João Pereira.
Cadastro no PAT
O cadastro no PAT pode ser feito somente presencialmente. É necessário apresentar Carteira de Identidade (RG), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Trabalho (digital ou impressa). Após ter feito o cadastro, a pessoa pode acompanhar a vagas de emprego disponíveis por meio do aplicativo Sine (Sistema Nacional de Emprego) Fácil, do governo federal. O PAT orienta para que as pessoas cadastradas façam a atualização de seus dados a cada três meses. A atualização somente pode ser feita presencialmente no órgão. O PAT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.
Fonte: Prefeitura
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